Forró Caju poderá não acontecer por falta de policiamento

Número de policiais na festa seria reduzido de 200 PMs/noite para 90 PMs/noite.

por Thamires Nunes qua, 15/05/2013 - 12:30
Edinah Mary/Secom_PMA Cerca de 150 mil pessoas vão ao Forró Caju a cada noite Edinah Mary/Secom_PMA

O Forró Caju está marcado para acontecer de 20 a 30 de junho, nos mercados centrais de Aracaju, conforme foi anunciado pelo secretário municipal de Turismo, Josenito Vitale, no dia 10 de abril. Mas depois de reunião com os órgãos envolvidos na segurança do evento, acontecida nesta terça-feira (14), a confirmação dos 11 dias de festa é uma interrogação. A redução do efetivo de policiais militares para trabalhar no Forró Caju é a principal causa para o possível não acontecimento do evento.

No encontro desta terça-feira (14), o chefe do setor de eventos do Comando do Policiamento Militar da Capital (CPMC), tenente Binderli, informou que haverá redução de policiais que trabalharão na festa. A redução deverá ser de cerca de 200 policiais/noite para 90 policiais/noite, comparando 2012 com este ano.

A diminuição no efetivo policial é devido à diminuição de policiais que corporação vem sofrendo a cada ano. "Hoje temos cerca de 3,2 mil homens para fazer o policiamento ostensivo em todo o Estado. A cada ano a Polícia Militar de Sergipe perde de 300 a 500 homens", disse o tenente Binderli.

O secretário de Turismo de Aracaju, Josenito Vitale, afirmou que é inviável realizar o Forró Caju – festa de grande porte e que recebe cerca de 150 mil pessoas por noite –, sem o policiamento nos espaços da festa. "É uma responsabilidade muito grande. Mesmo com a Guarda Municipal atuando e colocando segurança particular, a presença da Polícia Militar tem que ser ostensiva dentro da festa. O público se sente muito mais seguro sabendo que a PM está presente".

Na próxima terça-feira (21), haverá uma nova reunião com os órgãos organizadores do evento e estima-se que a questão da segurança deverá ter alguma solução. Até o momento a programação da festa não foi apresentada.

Grande porte

Tradicional há 19 anos, o Forró Caju está entre os importantes festejos juninos do Nordeste. Grandes atrações nacionais e locais sobem aos palcos instalados nas praças dos mercados municipais Albano Franco e Thales Ferraz. Por noite, a festa abarca cerca de 150 mil pessoas, com turistas vindos do Brasil inteiro. 

COMENTÁRIOS dos leitores