Paraíba reúne contadores de histórias

O evento tem como objetivos reunir professores e mediadores de leitura

por Fernando do Vale qui, 22/08/2013 - 11:59
Divulgação/Assessoria O evento vai reunir contadores renomados e ajudará os professores participantes a desenvolver atividades Divulgação/Assessoria

JOÃO PESSOA (PB) - Será realizado entre os dias 26 a 28 de agosto, no auditório da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o Encontro Paraibano de Contadores de Histórias. O evento reunirá contadores renomados e ajudará os professores participantes a desenvolver atividades como raciocínio, imaginação, criatividade, senso crítico, disciplina, entre outros.

De acordo com a coordenadora do encontro Janete Lins Rodriguez, um doa objetivos é reunir professores e mediadores de leitura para aproximá-los do universo da contação de histórias, além de socializar novas experiências e técnicas. “Queremos promover uma sensibilização entre os participantes para a prática da leitura, como caminho da cidadania, e ainda abrir janelas para o sonho”, declarou.

No dia 27, está programada oito oficinas ministradas por César Obeid (O barbante e a rima), Maria Magdalena Rocha Araújo (Contação de histórias na escola fundamental - uma perspectiva de ensino), Heráclito Cardoso de Oliveira (A objetividade dos objetos: procedimentos criativos para contar histórias), Albanita Guerra (Quase "extintos" - livros em papel craft), Júlio César Iglesias (O contador de histórias e os brinquedos), Neide Medeiros (Do conto de fadas à literatura de cordel), Maria José França (A contação de histórias e as várias técnicas de contá-las) e Marilia Guedes Pereira (A biblioterapia: uma técnica de aconselhamento).

Confira a programação completa

Dia 26 - Abertura

8h- Entrega de credenciais

9h- Apresentação do grupo Amigos do Choro, da Escola de Música Toque de Vida - Vicente Nóbrega

10h- Apresentação do poeta Marco di Aurélio - A força da palavra

14h- Palestra de Abertura - Motivando com rimas - César Obeid

16h- A importância do NUPPO no resgate de "histórias" contadas na Paraíba - Beliza Auréa

Dia 27

8h às 9h30 - Oficinas

9h45 às 11h30 - Oficinas

14h às 15h45 - Oficinas

16h às 17h30 - Oficinas

Dia 28

8h30 às 11h30 - Encerramento com apresentação da produção realizada nas Oficinas. Avaliação Geral.

COMENTÁRIOS dos leitores