Tudo pronto para o 'Festival de Circo do Brasil'

9ª edição promete virar Recife de 'ponta-cabeça'

por Priscila Urpia qua, 09/10/2013 - 17:30

Entre os dias 11 e 20 de outubro, Recife sedia a 9ª edição do Festival de Circo do Brasil, que acontece em vários locais da cidade com espetáculos em teatros e na rua, além de exposição fotográfica, mostra de filmes e oficinas, entre outras atrações. O festival traz o tema De ponta-cabeça, explorando a capacidade do circo de despertar um jeito leve, diferente e divertido de ver a vida. As atividades acontecem no parque Dona Lindu, museu Murillo La Greca e teatro Santa Isabel.

O festival diversifica sua programação e apresenta diferentes expressões artísticas que se relacionam com o universo circense, trabalhando o tema do circo de forma mais aberta, com exposição fotográfica, lançamento de livro, mostra de filmes, circo teatro e até malabarismo com cabelos e maquiagens. Grandes atrações do circo contemporâneo nacional e internacional, dos estados de Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo, e países como Argentina, Bélgica, Espanha, Estados Unidos, França e Itália também integram a programação.

Este ano, o festival também promove uma interseção com o Parkour, trazendo o vice-campeão mundial, o russo Alexandr Baiturin. Junto com praticantes do Recife, ele vai realizar intervenções em uma estrutura montada no Parque Dona Lindu, no sábado (12) e domingo (13). O espetáculo da companhia L’Immédiat, comandado pelo artista Camille Boitel, traz uma montagem de arte contemporânea, em cartaz de 11 a 13 de outubro no Teatro Luiz Mendonça. Outro destaque é Clownville, uma série de retratos criada pelo fotógrafo franco-italiano Eolo Perfido, com pessoas comuns vestidas de palhaços.  A exposição fica aberta ao público de 11 a 13 de outubro, na Galeria Janete Costa no Parque Dona Lindu e, de 15 a 20, no Museu Murillo La Greca.

Nos dias 12 e 13 de outubro, fim de semana da criança, a programação do festival oferece tardes com apresentações para o público no Parque Dona Lindu. Entre as atrações, destaca-se o Sienta la Cabeza, os clowns argentinos Sebastian Godoy e Nacho Rey; a banda pernambucana de palhaças As Levianinhas; o clown e malabarista italiano Andrea Farnetani; o coletivo franco-brasileiro de circo contemporâneo Na Esquina; o italiano Andrea Fidelio, misto de DJ, clown e equilibrista; além dos números do espanhol Francisco Rojas (aro Cyr), Irmãos Sabatino (petit volant, SP), Trupe Tangará (tango acrobático, PR), Coletivo Nopok (malabarismo cômico, RJ) e Imaga, da Espanha. 

Serviço

Festival de Circo do Brasil 2013 - De ponta-cabeça

Sexta (11) a 20 de outubro

Parque Dona Lindu, museu Murillo La Greca e teatro Santa Isabel

Gratuito | Exceto os espetáculos realizados em teatros (preço máximo R$ 20)

(81) 3441 1241

COMENTÁRIOS dos leitores