Elegância e conforto na hora de trabalhar

Leves e confortáveis, as bermudas são novas opções do mercado profissional

por Maria Eduarda Barbosa qui, 30/01/2014 - 14:42

A moda é uma constante na vida das pessoas e está presente em todas as ocasiões sociais. Na balada, na praia e até mesmo no trabalho o mundo fashion se faz presente. No mercado profissional, o look mais formal pode vir acompanhado de uma peça confortável e também elegante.

Algumas empresas da cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, revolucionaram o look formal de trabalho ao substituir calças por bermudas. A ideia surgiu de um grupo de amigos, incomodados com o calor da alta estação, que buscaram, ao mesmo tempo, uma solução elegante e confortável.

Apesar do clima quente durante quase todo o ano, o Brasil tem em sua cultura o costume de utilizar roupas pesadas, sendo algumas delas até desconfortáveis. Com as vestimentas de trabalho, não é diferente. Paletós, calças jeans e blusas de manga comprida ainda são peças fundamentais para o look.

Em contraponto, a consultora de moda e vendedora personalizada Mônica Macena conta que é possível utilizar roupas mais leves no ambiente de trabalho. Segundo Mônica, a ideia das bermudas está em alta no mundo fashion. Na última edição do São Paulo Fashion Week, foram apresentadas coleções com bermudas para o trabalho. A consultora conta que existem variados modelos, com cortes diferentes, que beneficiam mulheres e homens de diversos biotipos. “Essa é uma campanha forte, por causa do clima e para deixar um ar descontraído”, desta a consultora. 

É preciso ainda tomar cuidado com o tipo de bermuda a ser utilizada. “O ideal é não deixar a bermuda marcar. As peças mais soltas e com cortes retos são perfeitos para o ambiente de trabalho”, ressalta Mônica. Sobre como utilizar a bermuda, a consultora indica utilizar com um blaser, spencer ou casaquinho, que dá um ar mais formal e elegante. “Sempre combinar a bermuda com uma peça elegante. Para as mais gordinhas, fica legal utilizar peças de risca de giz, com um corte mais reto”, garante a consultora.

Há também modelos de bermudas para uma ocasião mais especial como uma reunião de trabalho. Versáteis, a peça também pode servir para um after depois do trabalho. “Hoje em dia falta tempo para a mulher se arrumar. Com a bermuda, ela pode trabalhar e ir para a balada com a mesma peça”, comenta Mônica. A consultora ainda explica que o look muda totalmente apenas com a mudança de uma blusa ou um sapato. “No trabalho, não fica legal utilizar um salto muito alto, mas na hora da festa basta trocar o calçado para formar um novo look”, complementa. 

Outra opção, também confortável para a mulher, é o vestido. Básica, a peça pode ser utilizada com uma sapatilha ou com um sapato de salto pequeno. “O ideal é que os vestidos estejam na altura dos joelhos”, indica Mônica. Para a tendência 2014, a consultora destaca as calças pantalonas, que estão com tudo no mundo fashion. A pelerine, um bolero modernizado, também chega em alta.

Maquiagem e acessórios

Apesar das dicas de vestimentas, o look não é feito apenas de roupas. Na maquiagem, a regra básica continua: “olho tudo, boca nada” ou vice-versa. De acordo com Síglia Vanderley, do Síglia Centro de Beleza, é ter uma make básica, sem deixar excessos. “Primeiro é necessário limpar bem a pele com um tônico e em seguida colocar a base. Quem tem olheira pode optar por um corretivo”, destaca a hair stylist. Para as sombras, o ideal são as amarronzadas ou rosas, sempre com cores claras e discretas. Na nécessaire, não podem faltar cílios, blush, batom ou gloss.

Segundo Mônica Macena, a cor vinho continua em alta. Uma opção é a “maquiagem natural”, na qual o detalhe fica por conta do rímel nos cílios e uma cor clara na boca. Para os acessórios, o ideal é utilizar brincos de pequeno porte no ambiente de trabalho.

COMENTÁRIOS dos leitores