Encerramento do Cine PE foi de homenagens póstumas
A cerimônia homenageou José Wilker e o crítico João Carlos Sampaio, que faleceu nesta madrugada
A solenidade de encerramento do Cine PE ocorreu, nesta sexta (2), no Teatro de Santa Isabel. Em tom informativo e rápido, o casal Deborah Secco e Bruno Torres apresentou as homenagens da noite e os vencedores da Mostra Festival de Cinema de Ficção Internacional. Os homenageados foram o ator José Wilker, que faleceu no dia 5 de abril; o filme Deus e o Diabo na Terra do Sol, de Glauber Rocha; e o crítico de cinema João Carlos Sampaio, que cobria o Cine PE pelo jornal baiano A Tarde e faleceu após sofrer um infarto fulminante na madrugada desta sexta (2).
“Hoje (sexta) foi um dia triste para o Cine PE”, falou Deborah Secco no início da cerimônia. “Nós todos fomos pegos de surpresa e o Cine PE não deixou de fazer uma pequena homenagem”, completa Bruno Torres, referindo-se ao crítico João Carlos Sampaio, que foi o primeiro homenageado da noite, com um vídeo sobre seu trabalho.
Logo depois, foi a vez do filme Deus e o Diabo na Terra do Sol ser homenageado. Para receber o troféu Calunga, o jornalista Luiz Zanin subiu ao palco do Santa Isabel em nome da família de Glauber Rocha. “O filme é um clássico e sempre vai continuar em cartaz. É um filme que traz esperança, uma esperança que o Brasil ainda não conquistou”, disse Zanin ao público.
O último homenageado da noite foi José Wilker. Alguns familiares do ator foram receber o troféu Calunga em sua homenagem. Na ocasião, Isabel Wilker, filha do também diretor e crítico de cinema, leu para o público um texto sobre cinema escrito pelo próprio Wilker. “Vou ler porque acho importante ter a palavra dele aqui”, disse.
Em conversa com o Portal LeiaJá, Isabel Wilker falou sobre a lembrança que tem do pai. “O desejo era que ele estivesse aqui com a gente. Mas é importante está aqui com alegria, ele era uma pessoa extrovertida. Agora, ele vai poder influenciar as próximas gerações e, inclusive, a minha”, conta Isabel.
Na terça-feira (30), ocorreu a primeira cerimônia de homenagem no Cine PE. A atriz Laura Cardoso também foi uma das homenageadas desta edição e recebeu o troféu Calunga no Teatro Guararapes.