Globais marcam presença no sexto dia do Cine PE
Vladimir Brichta e Deborah Secco foram ao Teatro Guararapes nesta quinta (1º), último dia de exibição de filmes
As mostras competitivas da 18ª edição do Cine PE terminaram nesta quinta-feira (1º) com o Teatro Guararapes mais cheio que os últimos três dias. O sexto dia do festival foi marcado pela exibição de dois filmes que competem no Festival de Cinema Internacional: Romance Policial e Muitos Homens num Só. O primeiro é uma co-produção entre o Chile e o Brasil, dirigida por Jorge Durán e estrelada pelo brasileiro Daniel de Oliveira.
Para apresentar o filme, o diretor Jorge Durán, o produtor Gabriel Durán e dois atores chilenos que fazem parte do elenco. O filme começou a ser exibido mais cedo, um pouco depois das 19h30, o que compensou o atraso que o festival teve para começar nesta quarta (30). Em conversa com o LeiaJá, Durán contou que esta é a primeira sessão do filme no mundo. “Tem aqueles dias que vão ficar marcados para sempre, hoje é um deles”, revela o diretor.
Em Romance Policial, Daniel de Oliveira vive Antonio, um funcionário público com talento para ser escritor. Ele viaja ao Deserto de Atacama, no Chile, buscando inspiração para redigir um conto. Lá, o destino faz com que Antonio encontre um homem morto, e o brasileiro acaba sendo detido por um policial chileno como suspeito. Sem poder sair do país, Antonio passa a viver numa vila e conhece Florencia (Daniela Ramirez) e o thriller ganha ares de romance.
Depois foi a vez do primeiro filme de Mini Kerti ser exibido. Muitos Homens num só é baseado na obra de João do Rio, intitulada Memórias de um Rato de Hotel. No longa, Vladimir Britcha vive esse “rato de hotel”, o Dr. Antônio, um ladrão célebre que viveu no início do século XX. O ator marcou presença neste sexto dia do Cine PE e conversou com o LeiaJá sobre o filme, Recife e sobre o Cinema Pernambucano. Confira a entrevista AQUI.
Após a exibição dos dois filmes do Festival de Cinema Internacional, o longa brasileiro Mundo Deserto de Almas Negras foi ganhou uma nova sessão no Cine PE. O filme encerrou a programação da terça-feira (29) e quem não viu teve uma nova chance de conferir.
As mostras competitivas terminaram, mas o Cine PE segue com a solenidade de encerramento nesta sexta (2). A cerimônia será no Teatro Santa Isabel, às 20h, e agora é aberta ao público- antes seria apenas para convidados. Na ocasião, haverá o anuncio dos vencedores do Festival de Cinema Internacional e a homenagem aos 50 anos do filme Deus e o Diabo na Terra do Sol e ao ator José Wilker (em memória). A cerimônia de encerramento será apresentada pelo casal Deborah Secco e Bruno Torres. Os atores já estão aqui no Recife e marcaram presença neste último dia de mostra competitiva, no Teatro Guararapes.
A atriz Deborah Secco conversou com o LeiaJá e contou que é uma honra apresentar uma solenidade de um dos maiores festivais de cinema do Brasil. “Além disso, eu amo o Recife. Escolhi aqui para estrear minha peça, há uns 4 ou 5 anos, e a gente retornou depois”, conta Deborah, que também fala sobre a recepção do público. “Sempre tive um carinho enorme pelo público daqui, sempre fui muito bem recebida. Tenho uma ligação forte com o Nordeste, minha mãe nasceu em Fortaleza, meu avô é lá de Sobral. Então ainda tenho parte da família aqui”, diz. O último trabalho na televisão de Deborah foi na série Louco por elas e, ainda este ano, serão lançados dois filmes com a atriz no elenco: Boa Sorte e A Estrada do Diabo.