TV aberta perde audiência nos últimos anos
Internet e TV a cabo são principais causas para o declínio
A televisão brasileira vem perdendo audiência ultimamente. A faixa das 21h detinha grandes números na audiência, a exemplo da novela Avenida Brasil, de 2012, que teve uma média de 37 pontos no primeiro capítulo. Porém, a Internet e a TV a cabo estão dispersando o telespectador. Em Família, de Manoel Carlos, obteve 31 pontos em sua estreia. Nesta semana, foi a vez da Record registrar uma das piores estreias dos últimos dez anos. Vitória conquistou uma média de 7 pontos na audiência. De acordo com o Ibope da Grande São Paulo, cada ponto representa 65 mil domicílios.
No caso do SBT, as tardes perdem audiência com a marca registrada da emissora, as novelas mexicanas. No mês de fevereiro, o SBT marcou 5,2 pontos na faixa vespertina. No mês seguinte, em março, foram 4,3 pontos.
Baixa audiência não dará fim às tramas
Na Globo, o Jornal Nacional, registrou seu pior ano da história em audiência em 2013. Nos últimos dois anos, 2012 e 2013, a queda foi de 18,4%, e, na última década, despencou 30%. O período da tarde, com Vale a Pena Ver de Novo e Sessão da Tarde, já passou por uma reformulação neste período de readaptação de programação da emissora. Antes, o Vale a Pena Ver de Novo ia ao ar primeiro; agora, optam pela exibição da Sessão da Tarde mais cedo e, depois, por juntar o Vale a Pena com Malhação. Sendo mais tarde, há a chance de mais pessoas estarem em casa para conferirem a reprise.
O diretor geral da Globo, Carlos Henrique Schroder, diz que o plano deste ano para a emissora da família Marinho é flexibilizar a programação e tentar atrair o público que está migrando para a TV paga, sem perder, claro, o telespectador mais tradicional.