Jovens são condenados a 91 chibatadas por dançarem 'Happy'

Iranianos dançaram a canção num vídeo postado no Youtube e foram condenados a seis meses de prisão

por Carlos Silvio qui, 18/09/2014 - 12:47
Reprodução/Youtube Vídeo teve mais de 200 mil visualizações no Youtube Reprodução/Youtube

Um tribunal iraniano condenou 6 jovens que gravaram um vídeo dançando a música Happy de Pharrel Williams, a prisão e chibatadas. A informação é da Campanha Internacional de Direitos Humanos no Irã, ONG com sede nos Estados Unidos. Os jovens foram acusados de participação em um vídeo vulgar e manter relações ilícitas entre eles. 

As penas são de 6 meses de prisão e 91 chicotadas cada um, com exceção de uma participante,  Reyhaneh Taravati, condenada a um ano de prisão. No último mês de maio, o grupo foi detido quando o vídeo começou a fazer sucesso na web. Eles aparecem cantando e dançando a música do rapper nas ruas de Teerã e no interior de uma casa. Após a detenção os jovens foram postos em liberdade ao pagarem fiança para esperarem o julgamento fora da cadeia, porém os jovens tiveram as sentenças suspensas e se não forem novamente presos em três anos, não serão punidos. 

A inspiração para a gravação partiu do próprio clipe da música, que mostra o rapper com amigos nas ruas de Los Angeles e resultou no primeiro videoclipe com 24 horas do mundo. 

O problema com a verão iraniana é que as meninas não utilizam o véu (hijab), nem a capa usada para ocultar sua silhueta. Outro problema para o estado islâmico é o fato das meninas dançarem com os homens, violando um dos principais códigos de comportamento islâmico. 

Pharell Williams, autor da canção protestou no Facebook contra a prisão. “É mais que triste que estes jovens sejam detidos por tentarem espalhar a felicidade”.

Assista aos iranianos dançando Happy abaixo:

COMENTÁRIOS dos leitores