O mundo de Miró em exposição na Caixa Cultural Recife

69 obras e 23 fotografias do catalão fazem parte da mostra

por Carlos Silvio ter, 30/09/2014 - 19:39

Um universo de sonhos, cor e liberdade. Entre 8 de outubro e 7 de dezembro a Caixa Cultural Recife recebe a exposição A Magia de Miró, desenhos e gravuras. Um dos mais renomados na arte moderna, o catalão conseguiu transpor fronteiras entre a pintura e a poesia, experimentando possibilidades e compondo um mundo próprio, cheio de sonhos e de fantasia. A visitação é gratuita e acontece de terça a sábado das 12h às 20h e aos domingos das 10h às 17h.

A curadoria da mostra é de Alfredo Melga e traz 69 obras do artista e 23 fotografias dele (em preto e branco) tiradas pelo curador, que é fotógrafo galerista em Paris. As imagens mostram o artista em diversos momentos, inclusive de descontração, revelando uma face mais íntima de Miró.

Na exposição o visitante pode encontrar esboços e notas que conseguem refletir o universo onírico do catalão. Peças únicas, elas trazem realizadas sobre o papel desenhos feitos pelo catalão ao longo dos últimos cinco anos de sua vida.

O processo criativo do pintor também pode ser analisado na exposição, que traz ilustrações feitas entre 1962 e 1983 sobre qualquer superfície que pudesse exibir sua criatividade, como papelão. É interessante ver o traço surrealista de Miró tomando forma nesse tipo de material.

Joan Miró nasceu em Barcelona em abril de 1893 e tornou-se um dos mais renomados artistas da Arte Moderna. Sua familiaridade com os surrealistas e dadaístas vinha da busca por representar conceitos da natureza num sentido poético e transcendental. Em 1954 ganhou o prêmio de gravura da Bienal de Veneza e em 1958 o Prêmio Internacional da Fundação Guggenheim pelo mural que realizou para o edifício da UNESCO, em Paris. 

Miró morreu em Palma de Maiorca, na Espanha, em 25 de dezembro de 1983, deixando um legado com dezenas de pinturas, desenhos, murais e esculturas. 

Serviço

A Magia de Miró

8 de outubro a 7 de dezembro | 12h às 20h (terça a sábado) e 10h às 17h (domingos)

Caixa Cultural Recife (Av. Alfredo Lisboa, 505 - Bairro do Recife)

Entrada Gratuita

COMENTÁRIOS dos leitores