Festival de Dança do Recife começa em meio a protesto

Grupo de quadrilhas juninas protestou em frente ao Teatro de Santa Isabel contra atrasos no pagamento de cachês

por Carlos Silvio qui, 16/10/2014 - 21:25

O Ciclo Junino da cidade do Recife acabou há cerca de quatro meses, mas diversas quadrilhas juninas ainda não receberam os pagamentos pela apresentação. Revoltados com o atraso, representantes de cerca de 10 delas realizaram um protesto na frente do Teatro de Santa Isabel, na abertura do Festival Internacional de Dança do Recife.

"Essa é uma situação recorrente. As quadrilhas se apresentaram e precisam desse dinheiro", afirmou Tadzio Estevão, um dos diretores da Quadrilha Junina Tradição, do Morro da Conceição. Segundo Tadzio, cada quadrilha ganha 2,5 mil reais por apresentação em cada polo de São João da cidade.

Michele Miguel, presidente da Federação das Quadrilhas Juninas do Estado de Pernambuco, diz que a Prefeitura justificou o atraso por problemas de documentação, mas garante que a participação das quadrilhas foi aprovada em edital, já com a aprovação dos documentos apresentados pelos grupos. 

"Estamos aqui para chamar atenção para a nossa necessidade. Muitas quadrilhas têm dívidas por causa das apresentações de junho e o dinheiro da prefeitura é de extrema importância para pagá-las", declarou ao LeiaJá.

Os grupos foram para a frente do Teatro de Santa Isabel caracterizados de matutos, com apitos e placas mostrando dizeres como "Pague nosso dinheiro". O protestou durou até por volta das 20h30, atrapalhando um pouco a abertura do festival, já que era possível ouvir os apitos e os gritos de dentro do Teatro. 

A prefeitura prometeu receber o grupo nesta sexta-feira (17), às 15h. "Nossa expectativa é que a Prefeitura finalmente nos dê uma data definitiva para nos pagar", revelou Michele.

COMENTÁRIOS dos leitores