PCR dificulta atividades culturais do Bar Teatro Mamulengo

Espaço cultural recebeu notificação da Prefeitura do Recife que pode atrapalhar apresentações de teatro de mamulengo e o tradicional Forró de 1 Real

por Carlos Silvio ter, 02/12/2014 - 10:16
Reprodução/Facebook Mesas colocadas na calçada e na rua são motivo da Prefeitura para impedir eventos do Bar Teatro Mamulengo Reprodução/Facebook

O Teatro e Bar Mamulengo, espaço cultural no Recife Antigo dedicado a diversas manifestações culturais, vem enfrentando dificuldades em dar continuidade a algumas atividades por problemas com a prefeitura. No último domingo (30), O Forró de 1 Real não foi realizado por uma determinação que proibia a colocação de mesas e cadeiras na calçada do estabelecimento.

Segundo Carlos Moura, dono do espaço, a Prefeitura deveria dar uma atenção especial a situação do projeto. "Não houve sensibilidade da Prefeitura em avaliar nosso tipo de proposta, que é oferecer cultura a todos de graça. Essa notificação atrapalha nossos projetos, pois tenho que colocar mesas e cadeiras na rua para receber melhor as pessoas. Não cobro couvert e preciso do lucro do bar para pagar os artistas", argumenta.

O Bar e Teatro Mamulengo abriga lançamentos de livros, recitais, teatro de mamulengo e também a festa Forró de 1 Real, com o legítimo ritmo pernambucano. "O nosso teatro está nos roteiros turísticos, vem turistas e pernambucanos para participar do forró e ver o teatro de mamulengos. Somos uma área turística e damos uma contrapartida oferecendo cultura de graça", comenta Carlos Moura.

Segundo o empresário, há a expectativa de que uma reunião seja marcada sobre o caso: "Acredito que o prefeito será sensível a nossa reivindicação, principalmente pelo seu interesse em movimentar o bairro. A prioridade tem que ser as pessoas na rua se divertindo e não carros". "Nosso projeto cultural é feito sem apoio de nenhuma entidade pública, nem privada. Quem patrocina é o povo contribuindo voluntariamente. Para isso só precisamos de espaço e a Prefeitura está nos negando isso", justifica Moura.

Em nota, a Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano explica que as mesas colocadas pelo bar estariam prejudicando a mobilidades de carros e pedestres. "Com relação ao limite estabelecido para utilização de mesas e cadeiras em logradouro público, a medida se faz necessária para garantir a mobilidade dos pedestres que circulam na área. É importante ressaltar que o Bar e Teatro Mamelungo, localizado no Bairro do Recife, até o momento da notificação, funcionava utilizando toda a calçada e um pedaço da rua, deixando apenas uma faixa estreita para passagem dos carros, dificultando a passagem dos veículos e obrigando o pedestre a andar pela rua".

"Se fosse na avenida principal era uma coisa, mas aqui não tem necessidade de passar carro, principalmente aos domingos. É a tarde do povo na rua, o certo mesmo é que fosse interditada para veículos", rebate Carlos Moura.

Aos domingos, a Prefeitura do Recife realiza o projeto Recife Antigo de Coração, que leva várias atividades de lazer, cultura e esportes para o Bairro do Recife.

COMENTÁRIOS dos leitores