Festejos juninos são abordados em seminário

Tradições das festas são tema de palestras para quem tem interesse em conhecer melhor o folguedo

por Paula Brasileiro seg, 20/04/2015 - 14:00

A Prefeitura do Recife (PCR), através da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife, promove entre 5 e 7 de maio, o Seminário do Ciclo Junino para aqueles interessados em conhecer um pouco mais sobre as tradições das festas juninas. O seminário traz um debate sobre os símbolos que compõem estes festejos e é gratuito. As inscrições podem ser feitas, até o dia 30 de abril, na Casa do Carnaval, localizada no Pátio de são Pedro. 

Este ano, serão disponibilizadas 100 vagas para o seminário que será realizado no Museu da Cidade do Recife (Fort das Cinco Pontas), das 16h às 19h. Nos três dias os inscritos participarão de palestras com pesquisadores que abordarão desde questões da festa como diversão até o seu caráter devocional, as quadrilhas, as procissões, comidas típicas e os ritos que compõem o ciclo. 

Abrindo a programação, no dia 5 de maio, o tema abordado será A Festa como Diversão, que será discutido pelo historiador e doutorando em cultura popular, Mário Ribeiro, com mediação da pesquisadora Carmen Lélis. em seguida, Carmem fará a palestra A dimensão devocional da Festa, que será mediada pelo primeiro palestrante. No dia 6 de maio, a historiadora e mestra em cultura popular, Leilane Nascimento, e o pedagogo Perácio Gondin falam sobre A Quadrilha Junina Adulta, seguidos do debate com mediação da gerente de patrimônio Imaterial da PCR Zélia Sales. Encerrando o seminário, no dia 7, o tema A quadrilha junina infantil, será abordado pelos quadrilheiros Sergio Pereira e Jerônimo Ferreira, com mediação do assessor da Secretaria de Cultura, Albemar Araújo. 

Serviço

Inscrições para Seminário do Ciclo Junino

Até 30 de abril

Segunda a sexta  | 9h às 17h

Casa do Carnaval (Pátio de São Pedro, nº 38 - Bairro de São José)

Gratuito

(81) 3355 4311/3355 4331

 

Seminário do Ciclo Junino

De 5 a 7 de maio | 16h às 19h

Museu da Cidade do Recife (Forte das Cinco Pontas)

Gratuito

COMENTÁRIOS dos leitores