Miss Plus Size: rompendo preconceitos e padrões de beleza

Babi Luz, Miss Pernambuco Plus Size, revela os desafios de estar no mundo 'magérrimo' da moda

por Elaine Ventura dom, 17/05/2015 - 12:32

Beleza é uma questão de ponto de vista, mas o mercado da moda segue um estereótipo exigente. As aspirantes a modelo precisam seguir determinados padrões, que muitas vezes se resumem a determinadas medidas do corpo. No meio, é natural se ouvir a expressão '90/60/90', que faz referência às medidas máximas de quadril/cintura/busto que uma garota precisa ter para transitar neste universo.

No entanto, os hábitos alimentares têm elevado o número de pessoas que estão sobrepeso ou obesas em todo o mundo. Segundo a pesquisa Global Burden of Disease, divulgada em 2014, cerca de 30% da população mundial se enquadra nesta categoria, chegando à marca de 2,1 bilhões de pessoas (2013). Com tal realidade, o mercado precisou se adequar e abrir espaço para a moda Plus Size. Este novo nicho utiliza como referência o manequim a partir do 44, investindo em roupas que se ajustem às silhuetas das mais ‘fofinhas’.

O crescimento da moda chamada Plus Size fez surgir também concursos de beleza voltados a medidas que não se encaixam no padrão '90/60/90'. A  Impacto Produções promoveu em 2012 o primeiro Miss Brasil Plus Size, que contou com a participação de 23 candidatas, representando alguns dos Estados da federação. De acordo com o idealizador do concurso Alberto Conde, muitas mulheres o questionavam sobre o motivo de não poderem participar das seletivas de beleza. Então, ele decidiu lançar um concurso sem preconceitos. 

“Percebemos a necessidade de criar um concurso que não se restrinja a padrões. Realizamos muitas seletivas de beleza e muitas mulheres não entendiam o porquê de não poderem participar, apesar de serem bonitas. Por isso criamos o Miss Brasil Plus Size, que acima de tudo eleva a autoestima das mulheres”, afirma Alberto, ressaltando que a única exigência do Miss Brasil Plus Size é que a candidata tenha mais de 18 anos, vista o manequim a partir do 44 e não esteja grávida. “Não importa se a mulher é casada ou tenha filhos. Ela só precisa ser bonita, carismática e ficar à vontade na passarela. Também não existe um limite de idade. Quem quiser participar, é só se inscrever”, completa.

No fim de 2014, Pernambuco elegeu sua primeira Miss Plus Size, que reinará durante o ano de 2015. O concurso contou com a participação de 18 postulantes à coroa, que passaram por um treinamento intensivo de dois dias para o desfile. Dicas sobre postura e ensaios com profissional de dança fizeram parte das aulas.

Oito jurados avaliaram as candidatas em trajes casual, banho e gala. A comissão julgadora elegeu a empresária Babi Luz, de 30 anos, como Miss Pernambuco Plus Size. “Ser Miss Pernambuco Plus Size é uma honra. O Estado estava precisando enxergar que a moda não é apenas para as meninas mais magrinhas. As mais gordinhas também precisam se sentir bonitas. O concurso tem esse papel: levantar a autoestima. A gente ralou, suou, mas ninguém se arrependeu de ter participado”, comenta a miss.

Os desafios de estar acima do peso

Em entrevista ao Portal LeiaJá, Babi Luz revelou que sempre teve dificuldades para comprar roupas e por isso acabou utilizando trajes com estilo masculino durante a infância. Essa dificuldade perdurou durante um bom tempo da fase adulta. “Eu acabava me vestindo como um menininho, porque eram as opções que cabiam em mim. A maioria das roupas que encontrávamos no mercado eram vestidos estilo saco de batata, onde se joga aquele pano, amarra na cintura e pronto. As pessoas não percebiam que as gordinhas também queriam estar na moda”, critica.

Com a moda Plus Size em alta, os comerciantes começaram a perceber o quão exigente é esse público, passando a fornecer roupas que favoreçam as curvas, mas sem perder a elegância. “Os próprios lojistas estão nos procurando para fazer trabalhos e ajudar na escolha de modelos atrativos para as pessoas que estão acima do peso. Eles estão percebendo que a gente quer ter roupa bonita para ir numa festa, passear, trabalhar se sentindo bem, bonita e elegante”, destaca Babi. 

Apesar de bonita, a Miss Pernambuco Plus Size precisou saber lidar com o preconceito e driblá-lo para não crescer frustrada. “Meus pais sempre me ensinaram que quando se dá cabimento ao preconceito, à chacota, você é chacoteado. Se a pessoa leva numa boa e até tira onda consigo mesma, então as pessoas acabam aceitando. Essa foi minha realidade desde cedo, a estratégia utilizada para não me deixar abater”, conta.

Ser miss parecia impossível para uma pessoa que chegou a pesar 130kg. Segundo Babi, mesmo tendo a beleza exaltada, a expressão ‘mas’ sempre fez parte da sua vida. “Cresci com as pessoas dizendo que eu tinha um rosto muito bonito, que poderia ser modelo. No entanto, sempre tinha o 'mas' que eu precisava emagrecer. Agora ter a oportunidade de ser modelo e ser gordinha está sendo maravilhoso. Estou tendo meu momento de princesa agora, que é o sonho de qualquer criança”, brinca.

Alerta

Aos 25 anos, Babi Luz decidiu emagrecer e optou pela gastroplastia, popularmente conhecida como redução de estômago. Após a cirurgia, ela conseguiu reduzir dos 130kg para os 97kg, mas voltou a engordar por permanecer com os mesmos hábitos alimentares. Logo, os ponteiros da balança subiram para 117kg. “Mesmo com a cirurgia, continuei comendo coisas que não devia, em pequenas quantidades, mas extremamente calóricas. Muitas vezes deixei de almoçar para comer um pacote de biscoito recheado, então eu voltei a engordar. As pessoas têm a ideia de que quando você faz a cirurgia seus problemas estão resolvidos, mas não é assim que funciona”, desabafa.

Antes mesmo de disputar o concurso, Babi deu início a um processo de reeducação alimentar. Refeições balanceadas, que privilegiam saladas e frutas passaram a integrar o cardápio da modelo. Com a nova rotina, a miss passou a pesar 88kg. Mas perder peso não é uma questão de estética, pois ela aprendeu a lucrar com os quilinhos a mais. “Tenho um histórico familiar de hipertensão, diabetes e problemas cardíacos, por isso precisei dar um choque nos meus hábitos. Não tento emagrecer mais pelo peso, porque hoje ser gordinha para mim é uma coisa lucrativa, mas tenho que pensar na minha saúde”, explica.

Questionada sobre dietas malucas e possíveis transtornos alimentares, Babi afirmou que não conseguiria ficar longe da comida e por esse motivo acredita que não sofreu com bulimia e anorexia. Mas quando se trata de dietas-relâmpago, ela disse que chegou a fazer várias, mas não obteve êxito. “Dieta maluca todo mundo faz, mas é algo que só funciona durante uma semana. Ou você faz uma reeducação ou todo seu esforço vai por água abaixo. Eu sou a prova viva disso. A gente, muitas vezes, quer perder aquele peso instantaneamente, mas não vale a pena, não é saudável”,  alerta, completando que há dois anos está em processo de reeducação alimentar.

Da administração de um restaurante para o mundo da moda

Eleita Miss Pernambuco Plus Size, Babi Luz elevou a vaidade e conseguiu melhorar a autoestima. Hoje ela se permite ousar, experimentar novas roupas e se sentir sexy. “Me sinto muito mais bonita, me permito experimentar roupas que achava que ficariam ridículas por ser gordinha. Hoje temos as opções Plus Size, com as quais a gente consegue se sentir bonita, elegante e sexy. Se ganhei o concurso, alguma coisa de bonito eu devo ter”, diz, bem-humorada.

Com o título, surge um novo universo e uma rotina cada vez mais apertada. Agora, o trabalho como administradora de um restaurante tem que ceder espaço para desfiles, ensaios fotográficos e preparação para o Miss Brasil Plus Size, que será realizado no dia 25 de julho, em São Paulo. “Estou adorando minha nova vida. Algumas pessoas até me reconhecem nas ruas. Tem surgido muitos convites. As lojas estão chamando para fazer catálogos e desfiles Plus Size. Ser modelo traz uma rotina completamente diferente, mas estou me sentindo realizada”, confessa Babi.

Ela quer dar o melhor de si no concurso, por isso resolveu se matricular num curso de modelo para se sentir mais segura e profissional. “Eu quero fazer bonito no dia. Já imaginou se a primeira Miss Pernambuco também conquistasse o Miss Brasil? Eu estou batalhando pelo título, procurando as minhas melhoras. Se eu ganhei o regional é possível sonhar com o nacional. Eu também quero ter o meu lugarzinho ao sol”, avisa a modelo.

Para quem almeja disputar concursos de beleza, Babi deixa um recado: “Nunca desistam dos seus sonhos. Se elas se acham bonitas e capazes de participar de um concurso de beleza, devem seguir em frente”. Quando o assunto é concurso Plus Size, ela completa. “Muitas pessoas vão dizer: 'você vai participar de um concurso de gordinha para quê? Isso é ridículo!' Mas não é, pois isso é um sonho. E se você tem esse sonho precisa batalhar por ele. Eu fui numa brincadeira e agora eu sou a Miss Pernambuco, então por que você não pode ser a próxima? Por que eu não posso passar a coroa para você? Pense nisso”, conclui.

Para as mulheres que, assim como Babi Luz, desejam disputar o título de Miss Brasil Plus Size 2015, ainda existe uma alternativa. A Impacto Produções vai eleger a Miss Internet, que também vai disputar o título nacional. Para participar, as candidatas precisam preencher o formulário online, com dados pessoas e anexar as fotos, até o dia 5 de junho. 

As meninas pré-selecionadas seguirão para a avaliação dos internautas. O concurso será composto de três etapas. Na última delas, a candidata mais votada irá disputar o Miss Brasil Plus Size 2015. O regulamento completo está disponível no site do concurso.

Embed:

COMENTÁRIOS dos leitores