'Guia do centro do Recife' propõe um re-encanto pelo lugar

Publicação mapeou 40 situações de resistência na região central da cidade que permanecem vivos na memória afetiva dos recifenses

por Paula Brasileiro sab, 18/07/2015 - 13:09
Divulgação/Chico Ludermir O Beco do Marroquim é um dos lugares listados pelo 'Guia' Divulgação/Chico Ludermir

O Recife ganhou, neste sábado (18), uma publicação que pretende levar o público a um reencontro com sua região central. O guia comum do centro do Recife mapeia esta parte da cidade propondo um 're-encanto' entre alguns de seus espaços e as pessoas que neles trafegam. 

O Guia é resultado de um ano de pesquisa voltada para a questão do processo de modificação da paisagem urbana da capital pernambucana. Com apoio do Funcultura, o projeto reuniu ilustradores, cinéfilos, moradores, comerciantes, urbanistas, músicos e populares para o levantamento de cerca de 40 lugares e situações de resistência na área central do Recife.

A publicação foi inspirada em guias poéticos e históricos de escritores pernambucanos como Carlos Pena Flho e Gilberto Freyre, registrando de maneira criativa a atual paisagem urbana do centro. O propósito é registrar lugares que podem estar em vias de desaparecimento, mas que ainda assim resistem na memória afetiva daqueles que os usam e por eles trafegam além de levantar a reflexão acerca do processo de modificação pelo qual a cidade vem passando. 

COMENTÁRIOS dos leitores