Miss Mix defende a diversidade no Arraial de Belém

Resultado da disputa será divulgado em evento especial na próxima sexta-feira (1)

ter, 28/06/2016 - 11:37

 

Na próxima sexta-feira, 1 de julho, o público vai conhecer a vencedora do Concurso Miss Mix, realizada no dia 24, durante a apuração do Concurso Estadual de Quadrilhas 2016. A programação começa às 10 horas na Praça dos Artistas, no Centur. A premiação com desfile das quadrilhas e misses vencedoras será no sábado, 2, na Praça do Povo, a partir das 18 horas. A entrada é franca. O evento faz parte do Arraial de Todos os Santos, promovido pela Fundação Cultura do Pará (FCP).

Durante a apresentação de sexta, 10 candidatas de vários bairros de Belém e também do interior do Estado desfilaram suas coreografias na Praça do Povo, do Centur. O espetáculo reuniu um público ávido pelo que já é considerado um dos pontos mais altos de toda a quadra junina. Além da premiação, essas concorrentes buscam reconhecimento e valorização da cultura popular. “É o momento em que elas ficam em evidência e podem passar sua mensagem”, observa Marcelo do Carmo, técnico em gestão cultural da FCP.

O figurino é um dos critérios de decisão no Miss Mix. A campeã do concurso 2015, Julia Lecher, caprichou no tema. Inspirada nos 400 anos de Belém, a miss e sua equipe começaram uma pesquisa meses antes da apresentação. O resultado pôde ser conferido em uma fantasia que valorizou o trabalhador das feiras, os pescadores, o povo simples da Cidade das Mangueiras. Lecher participa de concursos de quadrilha há oito anos. Em 2016, ela representou a Fuzuê, da Pedreira. “É muita dedicação, muito esforço e disciplina na pesquisa do tema, da fantasia, da coreografia. Eu estou confiante”, disse, já ansiosa pelo resultado.

Reflexão - A disputa foi acirrada. Todas querem o primeiro lugar e não medem esforços para isso. O público lotou as arquibancadas da Praça do Povo e esperou paciente pela apresentação. A consultora Jaqueline Almeida acompanhou o desfile e contou que para ela, além do brilho, da maquiagem, das cores, da alegria, o concurso Miss Mix traz uma reflexão que vai além das aparências. “É preciso refletir sobre o preconceito que ainda existe em relação à diversidade sexual. Esses jovens ainda sofrem preconceitos. Esse concurso mostra que é possível combater essas práticas discriminatórias”, observou.

Por Bruno George Barbosa.

COMENTÁRIOS dos leitores