Dia da Cerveja: conheça uma fábrica da bebida por dentro
'Beer tour' permite acompanhar os processos de recebimento de matéria-prima, brassagem, fermentação, maturação, filtração e envase
Quem aprecia cerveja já deve ter tido a curiosidade de conhecer o processo de fabricação e ver todo o maquinário que prepara a famosa e amada ‘loira gelada’. Para os curiosos de plantão e os fãs da bebida, em Pernambuco, a visita já é possível. A iniciativa é do Grupo Petrópolis, que lança nesta sexta-feira (5) - data que se comemora o Dia Internacional da Cerveja -, um 'Beer Tour' na fábrica que produz a Itaipava e a Crystal, unidade de Itapissuma, na Região Metropolitana do Recife.
De acordo com o gerente da fábrica, Everaldo Miranda, a proposta visa abrir as portas para o público conhecer o trabalho e aproximar a instituição dos moradores do município e do público geral. “A proposta já está bastante consolidada nas unidades de Petrópolis e Teresópolis e percebemos que já era o momento de apresentar o nosso trabalho - o que amamos fazer - para todos os interessados em conhecer a produção”, explica Miranda.
A visita começa logo na entrada da fábrica, com a recepção do guia cervejeiro que dá as primeiras orientações quanto às normas de segurança e explica todas as fases do processo de produção da bebida. Em média, o passeio pela Itaipava tem duração de uma hora. Durante esse período, é possível ter acesso às seis etapas de fabricação, desde o descarregamento da matéria prima até o envase do produto.
Segundo o mestre cervejeiro Leonardo Penna, ao todo, a fabricação basicamente de seis processos e que todas poderão ser acompanhadas. “O visitante pode ter acesso às seis etapas de produção, que são: recebimento de matéria prima, brassagem, fermentação, maturação, filtração e envase. Além disso, o público vão conhecer o bar da Itaipava e a loja que fica na área externa”, diz.
O processo de produção começa com a chegada do malte da cevada, que é originado da Argentina. A primeira etapa inicia com a brassagem, onde o malte é armazenado em uma tina e fracionado por moinhos que separa o corpo farinhoso da casca. Depois, segue para as últimas fases da fabricação. Nessa nova parte, o malte é aquecido à temperatura de, aproximadamente, 70°, para transformar o amido em açúcares e posteriormente passar pela fermentação, maturação, filtragem e envase. Ao Portal LeiaJá, Penna explicou passo a passo, no vídeo a seguir:
Para ter uma ideia da quantitativo da produção da fábrica, Leonardo Penna exalta que por hora são embaladas 62 mil garrafas. Já as latinhas atingem o número de 126 mil no mesmo período. No local são produzidas as cervejas Itaipava Premium, Itaipava Pilsen e Chopp Itaipava. Para garantir essa saída, a empresa possui quatro turnos de produção por dia, com 18 colaboradores. A fábrica, no geral, emprega 700 funcionários.
A visitação, que é gratuita, é aberta ao público e pode ser feita de terça-feira a quinta, em dois horários, sendo das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30. Para participar, os interessados devem formar um grupo de com no mínimo dez pessoas, e máximo de 35. Caso não possua o quantitativo exigido é possível entrar em contato com a comunicação da fábrica para formar grupo com outros interessados.
Beer Tour
Fábrica Itapissuma (BR-101, s/n, Itapissuma - PE)
De terça-feira a quinta-feira | das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30
(81) 99393.9291| vnascimento@grupopetropolis.com.br
LeiaJá também
--> Beer Tour: um passeio por dentro da fábrica de cerveja