Expedição Pará mostra riqueza paraense em imagens

Projeto fotográfico será lançado nesta quinta-feira (8), no shopping Boulevard, em Belém, com exposição e divulgação de página na internet

por Antônio Carlos ter, 06/09/2016 - 16:38

A luz. O sol. A chuva. O rio. A floresta. A gente. Imagens que anunciam uma verdadeira viagem pelo universo paraense fazem parte do Projeto Expedição Pará, do fotógrafo e designer gráfico Fernando Sette Câmara, que será lançado com exposição fotográfica no shopping Boulevard, em Belém, na quinta-feira, 8 de setembro. Com a câmera atenta à singularidade, Fernando Sette percorre os caminhos do Estado para encontrar a natureza, o povo, a vida e registrar cenas magníficas e reveladoras da riqueza cultural do Pará.

Longe de simplesmente olhar, as lentes do fotógrafo Fernando Sette Câmara capturam um sentimento paraense. Para ele, fotografar é muito mais do que preencher uma tela com luz e sombras. É, também, por diferentes ângulos, reconstituir os cenários do cotidiano e da memória. Fotógrafo há dez anos, Fernando conta que "basta uma paradinha em qualquer canto para sempre encontrarmos algo de belo que mereça ser registrado”.

Nas fotos do expedicionário estão os registros da natureza exuberante: da baía grávida de rios que se esparrama diante da capital Belém, com suas ondas amendoadas pelo poente, aos furos e igarapés, escondidos sob os braços da floresta, que recortam os interiores. Também saltam aos olhos os afazeres cotidianos de homens, mulheres e crianças, a paisagem bucólica, o barco, as andanças, as palafitas, lábios, olhos, mãos, corpos.

Fernando já percorreu boa parte do Estado. Além de enxergar muitos cantos de Belém, redescobriu encantos de Algodoal, Santarém, Alter do chão, Vigia, Apeú, Colares, entre outras localidades. “Todas as imagens que faço têm suas peculiaridades. Cada pedacinho que visito nas expedições me encanta. Quer seja poder ver o boto no mercado de Santarém, ou o belo pôr do sol em Alter do Chão, ou sentir a paz e beleza de Algodoal, ou ainda o encantamento das belezas de Colares. Todos acabam sendo lugares únicos que valem a pena ser compartilhados”, ressalta.

Com o Projeto Expedição Pará, Fernando traduz em imagens o amor ao Estado que o acolheu quando aqui chegou ainda pequeno. “Posso ter nascido em Belo Horizonte, mas meu coração é 100% paraense. O que conheço desse Estado me motiva a conhecer muito mais. Vim morar aqui ainda criança e, de lá pra cá, meu amor por essa terra só cresceu”, destaca.

No site Expedição Pará (www.expedicaopara.com.br), Fernando Sette divulga não só as imagens que vem captando ao longo dos anos, mas também abre espaço às pessoas que estão desenvolvendo trabalhos ou projetos em prol do Estado. Quer divulgar o que ainda não se vê na agenda atual da mídia, mas que é de importância fundamental para comunidades em geral.

Com o lançamento do site, Fernando vive a expectativa de atrair investidores, parceiros que também queiram revelar as riquezas do Pará. “O Expedição Pará faz um mapeamento turístico e cultural do Estado. É um trabalho desafiador. Nossa equipe precisará de apoio para compartilhar mais localidades. Confio que mais pessoas também acreditarão nessa iniciativa, pois vale a pena mostrar para o mundo o que o paraense está cansado de saber. Que o Pará é muito lindo!”, exalta.

O Projeto Expedição Pará conta com o apoio do Governo do Estado do Pará, através da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), e Funpea - Fundação de Apoio e Pesquisa, Extensão e Ensino em Ciências Agrárias.

Serviço: 

Exposição “Expedição Pará”, no segundo piso do shopping Boulevard.

Endereço: Av. Visc. de Souza Franco, 776 - Reduto, Belém - PA, 66053-000.

Data: 8 a 15 de setembro.

Horário: 19 horas.

Informações: Fernando Sette (91 98111-5567 ) expedicaopara@gmail.com

Face: /expedicaopara

Insta: @expedicaopara

www.expedicaopara.com.br

https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores