Leilão da coleção de arte de David Bowie rende R$ 41,5 mi

Total das vendas fará parte do inventário que beneficiará os herdeiros de Bowie

sab, 12/11/2016 - 10:50
DANIEL LEAL-OLIVAS Funcionários da Sotherby's posam diante de uma obra de arte do artista Patrick Caulfield, da coleção de David Bowie DANIEL LEAL-OLIVAS

O leilão da coleção de arte do cantor britânico David Bowie, com peças assinadas por Jean-Michel Basquiat ou Damien Hirst, foi um sucesso e alcançou 33 milhões de libras (41,5 milhões de dólares) em Londres, anunciou o leiloeiro Sotheby's.

Mais de 1.750 pessoas assistiram às três sessões organizadas na quinta e sexta-feira e que foram acompanhadas on-line por mais de 26.500 internautas. Antes do leilão, 51.470 pessoas visitaram, entre julho e novembro, a exposição consagrada ao catálogo, um verdadeiro recorde para esse tipo de acontecimento em Londres.

No total, 356 peças foram vendidas. O recorde foi alcançado por "Air Power" (1984), um quadro do nova-iorquino Jean-Michel Basquiat, que obteve 7,09 milhões de libras, quando era avaliado entre 2,5 e 3,5 milhões de libras.

O total das vendas fará parte do inventário que beneficiará os herdeiros de Bowie. O astro morreu em janeiro passado, aos 69 anos, em Nova York.

COMENTÁRIOS dos leitores