Cine PE divulga programação completa da 21ª edição

Evento será realizado no tradicional Cinema São Luiz, que voltou a sediar o festival há dois anos, e exibirá seis longas e 20 curtas de todo o país

por Nicole Simões seg, 08/05/2017 - 13:26

Entre os dias 23 a 29 de maio, o Cine PE Festival Audiovisual realiza sua 21ª edição, no Recife, no histórico Cinema São Luiz. Seis longas e 20 curtas de todo o país serão exibidos em três mostras competitivas. Os homenageados do festival em 2017 são os atores Rodrigo Santoro e Cássia Kiss e o crítico de cinema pernambucano Luiz Joaquim. Os ingressos custam R$ 5 e a programação completa já foi divulgada.

A Mostra Competitiva de Longas-Metragens conta com seis filmes nacionais, entre longas de ficção e documentários: “O Crime da Gávea”, de André Warwar (RJ); “Borrasca”, de Francisco Garcia (SP); “Toro”, de Edu Felistoque (SP); “Los Leones”, de André Lage (MG); “O Jardim das Aflições”, de Josias Teófilo (RS); e “O Silêncio da Noite é que tem Sido Testemunha das Minhas Amarguras”, de Petrônio Lorena (PE). A Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Pernambucanos apresenta oito títulos e a Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Nacionais, doze.

Segundo a organização do evento, inscreveram-se neste ano no Cine PE 473 filmes, sendo 398 curtas e 75 longas.

Fora de competição, compõem a Mostra Hors-Concours três longas: a ficção “Real – O Plano por Trás da História”, de Rodrigo Bittencourt (SP); e os documentários “O Caso Dionisio Diaz”, de Chico Amorim e Fabiana Karla (RJ), e “Atum, Farofa & Spaghetti”, de Riccardo P. Rossi (SP); além do curta pernambucano “Duas Mulheres”, de Marcelo Brennand.

Todas as sessões e a cerimônia de encerramento serão no Cinema São Luiz, no centro do Recife. A sede do festival será no Hotel Transamérica, em Boa Viagem, onde acontecerão os debates e seminários.

Premiações - De acordo com o regulamento do Cine PE, são 12 categorias de prêmios para a Mostra Competitiva de Longas-Metragens: filme, direção, roteiro, fotografia, montagem, edição de som, trilha sonora, direção de arte, ator coadjuvante, atriz coadjuvante, atriz e ator. Os filmes da Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Nacionais serão julgados em dez categorias: filme, direção, roteiro, fotografia, montagem, edição de som, trilha sonora, direção de arte, ator e atriz. Além da premiação oficial, o Canal Brasil oferece o Prêmio Canal Brasil de Curtas - um júri composto por jornalistas e críticos de cinema escolhe o melhor filme de curta-metragem nacional em competição que, além de ser exibido na grade de programação, recebe o Troféu Canal Brasil e R$ 15 mil.

Os títulos da Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Pernambucanos disputam a Calunga de filme e direção. Haverá um júri único para todas as categorias. Os jurados das mostras competitivas de curtas nacionais e pernambucanos são: Emanoel Freitas, ator, diretor artístico, gestor e produtor de eventos; Indaiá Freire, jornalista, produtora cultural, mestra em literatura e cinema; e Tony Tramell, jornalista, ativista cultural e assistente de direção. Os jurados das mostras competitivas de longas nacionais são: Caio Cesár, Secretário Municipal de Cultura de Londrina, doutor em multimeios, mestre em Comunicação e Mercado; Naura Schneider, atriz, produtora e jornalista; e Vladimir Carvalho, documentarista, cineasta e escritor.

Confira a programação completa do 21º Cine PE.

COMENTÁRIOS dos leitores