Festival celebra tradições africanas no Recife

Evento no Córrego do Jenipapo reunirá grupos de coco, maracatu, afoxé, comidas e cerimônias religiosas

por Geraldo de Fraga sex, 09/06/2017 - 19:37
Divulgação/Assessoria de Imprensa O evento reunirá grupos de coco, maracatu, afoxé e cerimônias religiosas Divulgação/Assessoria de Imprensa

Até o próximo domingo (11), a Roça Oxaguiã Oxum Ipondá, no bairro do Córrego do Jenipapo, no Recife, realiza o festival de tradições africanas "Ejilá Oxé Oborá – A Fogueira Sagrada do Rei". O Evento reunirá grupos de coco, maracatu, afoxé, comidas e cerimônias religiosas. O objetivo é fomentar, estimular e ampliar o diálogo inter-religioso e combater o preconceito e a intolerância.

Entre as atrações, estão os maracatus Nação Pernambuco e Estrela Brilhante, a Quadrilha Bacamarte e os afoxés Oxum Pandá e Alafin Oyó. "É importante para que as pessoas entendam e respeitem o candomblé. Eu estou muito contente e agradecido com a recepção da comunidade que abraçou o festival. A festa vai tomar conta de toda a rua e esperamos receber mais de dez mil pessoas", afirma o babalorixá Júnior de Ajuganã.

O público também poderá conhecer o tradicional toque do Alujá, ao som simultâneo de doze ilus, o atabaque. O toque será realizado durante a programação em todos os dias da festa e fortalece o culto a Xangô. O festa também recolherá donativos para a famílias atingidas pelas chuvas em Pernambuco. A organização está pedindo ao público doações de alimentos, roupas e colchões. A Roça Oxaguiã Oxum Ipondá fica na Rua Três Morros, 35B, no Córrego de Jenipapo.

Programação completa:

SÁBADO (10)

18H

Maracatu Nação Pernambuco

Forró de Cabeça

Canto Crioulo

Banda Abê Adu Lofé

Melina Oyá

Banda Oju Obá

Quadrilha Bacamarte

Quadrilha Raízes do Pinho

DOMINGO (11)

18h

Homenagens do ÊJILÁ

A fogueira do Rei

Coco de Toré Pandeiro do Mestre

Encontro dos afoxés

Oxum Pandá

Alafin Oyó

Ylê de Egbá

Omin Sabá

Tayara Andreza

Banda Espartilho

Maracatu Estrela Brilhante

COMENTÁRIOS dos leitores