Festa de São João ajuda no trabalho com alunos especiais

Em Belém, instituição promove arraial para desenvolver a psicomotricidade de estudantes que têm síndrome de down, paralisia cerebral e autismo

qui, 29/06/2017 - 16:30
Rayanne Bulhões Atividades ajudam no desenvolvimento de crianças especiais Rayanne Bulhões

Andar em filas, dar giros e preparar para pose final. Esses são alguns movimentos possíveis de uma dança de São João. Para quem não sabe, tais exercícios ajudam as crianças a terem disciplina e coordenação, principalmente as com necessidades especiais. O nome desse trabalho é conhecido como psicomotricidade e há uma matéria específica desenvolvida no Instituto Educacional Chiavenato (Ieduchi), escola especializada em atender crianças e adolescentes com síndrome de down, paralisia cerebral e autismo.

A técnica consiste em associação. É saber se expressar por meio de movimentos. O professor faz alguns exercícios corporais e o aluno tende a aprender e executar. Para a pedagoga de educação especial Noah Chiavenato, é impossível trabalhar qualquer disciplina artística sem desenvolver um trabalho de psicomotricidade. "A cópia do movimento é importante para a criança, porque a coordenação motora grossa (levantar de braço, mexer uma perna, abrir e fechar as mãos) influencia na motora fina (a escrita)”, disse Noah.

Na quadrilha junina, por exemplo, a criança precisa observar o que o professor faz para imitar o corporal. “Esse trabalho se reflete diretamente nas atividades escolares. Assim como na dança, o abrir os braços imita o puxar da 'perna' da vogal ‘a’ na forma minúscula”, ressaltou Noah Chiavenato.

Para finalizar um semestre de trabalho, o Ieduchi vai realizar nesta sexta-feira (30) o arraial junino com várias atividades. "Vamos trabalhar o que foi desenvolvido em sala de aula. Vai ter muita diversão e a aplicação desse trabalho motor por meio do carimbó, quadrilhas", destaca a pedagoga. 

Serviço

Trabalho de psicomotricidade, no Instituto Educacional Chiavenato (Ieduchi).

Data: 30/06 (A partir das 9 horas)

Local: Av. Conselheiro Furtado 1613, entre as travessas Generalíssimo Deodoro e Quintino Bocaiúva.

Mais informações: www.ieduchi.com.br // 2121-6106

COMENTÁRIOS dos leitores