Flip: Ameaçado de morte, escritor não aparece pessoalmente

Em 19 de julho, Anderson França havia publicado em seu perfil no Facebook a imagem de anúncio anônimo com ofensas racistas em que eram oferecidos R$ 15 mil a quem assassinasse o escritor

sex, 28/07/2017 - 12:09

Em nota à imprensa, a organização da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) e a TV Globo informaram hoje (27) que o escritor Anderson França participará, nesta sexta-feira (28), por videoconferência, da mesa Literatura em Todas as Plataformas.

"Atendendo a uma orientação da Flip, a Globo redefiniu a participação do escritor Anderson França na mesa Literatura em Todas as Plataformas, realizada em parceria pelas duas instituições e prevista na programação da FlipZona. A sua presença está confirmada através da entrada, ao vivo, por videoconferência. A decisão foi tomada em comum acordo com o escritor, a fim de garantir a sua participação e o diálogo com o público presente", diz a nota.

França teria recebido ameaças de morte pore-mail. As ameaças não foram confirmadas, nem desmentidas pela Flip.

Diretor da primeira agência de conteúdo do Complexo da Maré, Anderson França é conhecido por seus artigos no Facebook, nos quais relata casos de violação de direitos humanos. Ele é autor do livro Rio em Shamas, publicado no ano passado pela Editora Objetiva, hoje pertencente ao grupo Companhia das Letras.

O escritor foi procurado pela Agência Brasil, mas não respondeu à mensagem enviada.

No último dia 21, a Delegacia de Repressão Aos Crimes de Informática comunicou a abertura de inquérito para investigar ameaça de morte ao escritor. França disse que sofreu ofensas de cunho racista de um internauta durante fórum de estudantes de uma 

COMENTÁRIOS dos leitores