'Rainha do Céu': Jesus vira mulher trans em peça

A peça 'O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu' tem como proposta enaltecer mulheres, homossexuais, trans e outras minorias através de referências bíblicas e mensagens de amor

por Ana Tereza Moraes qui, 31/08/2017 - 11:05
Divulgação Renata Carvalho é a primeira travesti a encenar uma montagem no festival Cena Contemporânea Divulgação

Com casa cheia, uma travesti sobe aos palcos para encarnar Jesus Cristo. No monólogo ‘O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu’, o salvador cristão é retratado de maneira inovadora e ousada com Renata Carvalho no papel principal. Essa foi a primeira vez que uma travesti encenou uma montagem no festival Cena Contemporânea, que está em sua 18ª edição. O espetáculo foi realizado no teatro da Caixa Cultural de Brasília.

A peça é uma tradução do texto original da inglesa Jo Clifford, e mostra Jesus como uma mulher transexual que tenta gerar mais empatia com as mulheres, homossexuais, garotas de programa e outra minorias discriminadas. Para isso, a personagem usa palavras de amor e respeito, e faz referências a trechos da Bíblia, além de se referir a Deus no feminino. 

No texto da peça estão histórias de dor e sofrimento relatadas pela comunidade LGBT, tentando conciliar o aspecto triste com uma veia cômica, para arrancar risos da platéia, principalmente por conta do uso do humor baseado nas gírias desse grupo. Além disso, nas falas da Jesus vivida por Renata, é feito um paralelo entre parábolas bíblicas e casos de intolerância e discriminação sofridos pelas pessoas trans. 

COMENTÁRIOS dos leitores