Encontro debate novos formatos audiovisuais

Diretor do Futura conversa com estudantes e profissionais de comunicação sobre processos criativos e renovação de conceitos. Bate-papo foi na Unama, em Belém.

seg, 04/09/2017 - 18:21

O bate-papo "Criação de formatos audiovisuais", com Marcio Motokane, diretor artístico do canal Futura, ocorreu na última quarta-feira (30), no auditório D200, no campus da Alcindo Cacela da Universidade da Amazônia (Unama). O diretor discutiu a renovação dos conceitos de formatos audiovisuais e novas plataformas de vídeo, além de instigar a criatividade, de alunos, professores e profissionais presentes, com didáticas propostas no evento.

Marcio Motokane tem pós-graduação em Direção de Arte para TV e Cinema. Desde 1993 atua no mercado nacional e internacional exercendo as funções de diretor artístico e diretor de programas em variados formatos televisivos, editor e finalizador artístico, produtor de programas de TV e roteirista em emissoras como BAND, HBO, Chile filmes, Canal Brasil, Multishow e Futura.

O diretor mostrou entusiasmo em trocar experiências com jovens estudantes e profissionais de comunicação da Amazônia. “Pra mim a criação significa processo coletivo. Se não tem criação, não tem processo coletivo. Quanto mais diversidade, mais intenso vai ser esse processo. Agora isso na Amazônia é incrível, o máximo de diversidade, de intensidade e sentidos sendo usados, é sinestesia pura”, revela Marcio Motokane.

Marcio realizou uma semana de palestras e bate-papos sobre audiovisual na cidade. O diretor ministrou oficinas no evento “Caldeirada – Comunicação e Cultura”, realizado pela Faculdade de Comunicação (Facom), da Universidade Federal do Pará (UFPA). “É extremamente valiosa essa troca de conhecimentos, porque eu sempre estimulo a trocar de experiências sobre historias, que é o personagem principal e fundamental para a criação”, conta Marcio.

Quem marcou presença durante o bate-papo foi o estudante do ultimo semestre de Publicidade e propaganda da Unama Lucas Paixão. Sempre em busca de conhecimento por audiovisual, o estudante explica que a conversa com o diretor trouxe diferenciais para o conhecimento na área. “É uma palestra que tem um diferencial porque traz um profissional que já está há bastante tempo na área”, explica Lucas. “Além da experiência dele, ele também mostrou o quanto está ligado no mercado em relação às novidades que as plataformas digitais estão oferecendo tanto pro audiovisual quanto pra publicidade”, completou.

A realização do bate-papo foi uma iniciativa da TV Unama em parceria com o canal Futura, para incentivar a criação e produção de audiovisual dentro do curso de Comunicação e para o Festival Osga de Vídeos Universitários.

Por Ariela Motizuki.

Embed:

COMENTÁRIOS dos leitores