Segundo ato em prol do Teatro do Parque tem baixa adesão

Segundo Diógenes Lima, organizador do evento, a presença reduzida foi causada pelo desinteresse da mídia e por não se tratar de um grande evento, como foi a 'Virada Cultural

por Elaine Guimarães sab, 25/11/2017 - 16:05

O Teatro do Parque, localizado na área central do Recife, segue de portas fechadas por sete anos. Palco de grandes shows e espetáculos, o equipamento cultural está no centro das discussões entre artistas locais, sociedade civil e poder público. Neste sábado (25), um novo movimento a favor do Teatro, intitulado 'De Olho no Parque', teve baixa adesão.

Diferente da 'Virada Cultural', ocorrida em agosto desse ano, que reuniu diversos artistas de diversos seguimentos e público expressivo. Segundo Diógenes Lima, organizador do evento, a presença reduzida foi causada pelo desinteresse da mídia e por não se tratar de um grande evento, como foi a 'Virada Cultural. “A mídia traz o povo e por não ser mais novidade. Assim, a mídia abraçou a Virada, porque era aniversário do Parque. Mas, o que importa é ter gente, porque não é quantidade, é qualidade", disse me entrevista ao LeiaJá.

Diógenes ainda ressalta que um ato, do porte da primeira, requer investimento. "A gente vai realizar um leilão com obras e peças de artistas pernambucanos, porque fazer um evento como a Virada é necessário ter dinheiro para investir em estrutura de palco, iluminação, som, entre outras coisas", explica.

Além disso, ele salienta que o movimento deste sábado é para organizar o grupo e traçar novas estratégias para pedir a reabertura do equipamento cultural. "O Parque é só o início, por isso, temos que organizar o movimento. No Recife e em Olinda têm muitos teatros fechados e o Parque é uma forma de chamar atenção para esses espaços abandonados". A programação do 'De Olho no Parque' teve início às 10 h, com microfone aberto. À tarde, uma roda de samba foi formada por Lucinha Guerra e convidados. O ato ainda contou com um debate, cujo tema foi 'Política Culturais e Gestão Pública'. 

À espera de reformas

Desde 2010, o Teatro do Parque  aguarda reformar, instalação de novos equipamentos e requalificação do espaço. Por muito tempo, a Secretaria de Cultura da Cidade do Recife e Prefeitura anunciam reforma do equipamento cultural. Centenário, o teatro apresenta marcas do abandono e a sociedade civil clama pela volta de realização de show e espetáculos no espaço. Em 2017, foi anunciado a licitação, que deu esperança de vê-lo reaberto. Mas, foi cancelada. Por hora, a Prefeitura do Recife divulgou que o prazo para o funcionamento do Teatro do Parque é 2019.

LeiaJá Também

--> Centro amanhece com cartazes em favor do Teatro do Parque

--> Teatro do Parque: centenário e sem respeito

COMENTÁRIOS dos leitores