Cavalo marinho encerra ciclo natalino na Casa da Rabeca

Tradicional festa que marca o Dia de Reis varou a madrugada deste domingo (7) com muito samba

por Paula Brasileiro dom, 07/01/2018 - 01:07
Paula Brasileiro/LeiaJáImagens A Festa de Reis encerra o ciclo natalino na Casa da Rabeca Paula Brasileiro/LeiaJáImagens

A madrugada deste domingo (7) foi de muito samba na Cidade Tabajara, bairro de Olinda, onde fica localizada a Casa da Rabeca. É lá que há 23 anos o Mestre Salustiano criou o Encontro de Cavalo Marinho, evento que reúne grupos desta manifestação popular.Encerrando o ciclo natalino, no Dia de Reis, 6 de janeiro, a Casa da Rabeca fica cheia de brincantes que varam a madrugada no samba.

Este ano, participaram do evento os grupos Estrela Brilhante e Estrela de Ouro, ambos de Condado, Boi Pintado de Aliança, e os anfitrião, Boi Matuto. Espalhados pelo terreiro da Casa da Rabeca, cada um iniciou sua apresentação, pontualmente, às 22h, com muita música, dança e as encenações típicas do folguedo. No banco do Boi Matuto, Maciel Salú, rabequeiro e herdeiro direto do Mestre Salustiano, falou sobre a alegria de ver a casa cheia por mais um ano: “Uma coisa muito boa que meu pai fez foi trazer os outros mestres para cá e fazer com que todo mundo se unisse. Esta festa já é uma tradição”. Ao seu lado, o também herdeiro desta tradição, Cristiano Salu deu a receita para o sucesso da festa: “Muito amor”.

 

O público se dividia entre os quatro grupos e muitos foram os que se juntaram na dança. As crianças se divertiam com as brincadeiras dos personagens Mateus e Bastião. Durante toda a madrugada, a festa seguiu com a música ligeira e os passos ritmados do Cavalo Marinho, encerrando o ciclo natalino como é tradicionalmente feito há mais de duas décadas no terreiro da família Salustiano.

COMENTÁRIOS dos leitores