Vestido de Jesus Cristo, corpo de José Pimentel é velado

Cerimônia de despedida ao ator que encarnou o personagem por 40 anos aconteceu nesta terça (14), na Alepe

ter, 14/08/2018 - 17:05

Familiares, amigos, artistas e fãs compareceram ao velório do dramaturgo José Pimentel, nesta terça (14), na Assembléia Legislativa de Pernambuco (Alepe), para prestar-lhe uma última homenagem. O ator que interpretou o papel de Jesus, na Paixão de Cristo de Nova Jerusalém e, em seguida na do Recife, por quatro décadas, faleceu na manhã desta terça (14), aos 84 anos, em decorrência de um enfisema pulmonar e um câncer no pâncreas, descoberto durante a internação.

A pedido do próprio Pimentel, e de muitos que o cercavam, o corpo foi velado com o figurino do personagem Jesus. A filha do ator, Lílian Pimentel, explicou porque acatou o desejo: "Ele sempre dizia: 'Deixe minha roupa aí, quando eu morrer, quero ir com ela'. O pessoal pediu, também. E é justo, todo mundo sempre o viu vestido assim". Antes do início do velório, ela também revelou outro desejo do pai, o de que ela desse continuidade ao seu trabalho: "Vou fazer de tudo para conseguir isso", disse.

Muitos dos figurantes que trabalharam na Paixão do Recife também compareceram. Chorando muito, o estudante Antônio Carlos, que já atuou por oito anos ao lado de Pimentel, lembrou da alegria e generosidade do dramaturgo. "Quando eu soube, passei mal, estou à base de remédios. Vai ser muito difícil sem ele, mas vou continuar fazendo o espetáculo com muito carinho, por ele".

O ator Hemerson Moura, que substituiu Pimentel no papel de Jesus, em 2018, também falou com reverência sobre o seu ídolo: "Ele é um símbolo da resistência do teatro". A secretária de Cultura do Recife, Leda Alves, reconheceu a contribuição do dramaturgo para o teatro pernambucano: "Eu agradeço a Pimentel pelos serviços que ele prestou a esta cidade. Agora, ele descansa".

O enterro de José Pimentel está marcado para quarta-feira (15), no Cemitério de Santo Amaro, área central do Recife, às 10h. Antes do sepultamento, será realizada uma missa aberta ao público na capela do cemitério.

Ícone

Reconhecido pela sua fervorosa dedicação às artes cênicas, e a habilidade de desempenhar, no teatro, as mais diversas funções, José Pimentel angariou, ao longo da vida, uma legião de fãs e admiradores. Entre os artistas, ele era tido como “gênio”, “mestre” e um “professor”, função esta que Pimentel desempenhou literalmente na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), durante muitos anos.

Em 2017, o ator foi agraciado com o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco, no ano seguinte, ele deixava o papel de Jesus, após 40 anos, ficando apenas na direção do espetáculo.



COMENTÁRIOS dos leitores