Show resgata músicas de protesto que marcaram a MPB

Em Belém, cantor Danniel Lima apresenta performance-manifesto e elabora discurso contra o preconceito e a intolerância

sex, 30/11/2018 - 18:36
Divulgação Danniel Lima revê clássicos da MPB Divulgação

O cantor Danniel Lima fará o set musical deste sábado, 1º de dezembro, na Casa do Fauno, a partir das 22 horas. O show (R)Existência, uma performance-manifesto, terá no repertório músicas de protesto que marcaram a MPB, canções de amor que tematizam a homossexualidade e também composições próprias e de novos autores. O ingresso custará R$ 20,00.

O formato é acústico. Danniel Lima terá a companhia de André Andrade ao violão e André Guilherme, na bateria e percussão. Haverá participações especiais também: André Leemax, que iniciou a carreira artística nos anos 1990 e agora volta aos palcos com força e ativismo total; Lenno Ávila, que é cantor/ator de musicais, dono de uma voz extraordinária; e Ross Cley Lima, ex-cantor gospel.

Entre clássicos de Ney Matogrosso, Cazuza, Cássia Eller e até mesmo Wanderleia, e composições suas e de gente nova como Caio Prado, Danniel Lima elabora seu discurso sobre o momento presente e a intolerância que grassa no País e no mundo. “A arte sempre cutucou feridas e provocou debates”, ele diz. “E eu quero falar, sim, desse falso moralismo que rola por aí, dos preconceitos, do uso seletivo de palavras como Deus, por exemplo, para pregar a intolerância.”

Danniel Lima observa que, no atual momento político do País, o discurso do preconceito foi validado com a ascensão das alas mais conservadoras e reacionárias da sociedade ao poder. Daí, para ele, a necessidade imperiosa de (R)Existir. E de transformar resistência, e a própria existência daqui pra frente, em arte. “Percebo cada vez mais que não basta mais falar sobre isso apenas nas minhas redes sociais e na minha bolha, no meu mundinho. É preciso ampliar minha voz, usar o meu canto e a minha arte pra discutir essas questões. É o que faço no show: cantar a todos que existimos, resistimos e (R)existiremos sempre. Ninguém vais nos calar. Ser gay, como eu, nesse país, já é um ato de resistência”, afirma.

Musicalmente, Danniel Lima revela que gosta de tudo e toca de tudo: MPB, rock, brega, xote, reggae. Sua playlist, no celular, vai de Maria Bethânia a Anitta. Conta que recentemente ouviu um funk que diz “Não vem me rotular, não caibo em caixa direito” e se identificou profundamente com a letra. “Mas não me defino como eclético. Acho a palavra um tanto pejorativa. Já pop é um papo muito radiofônico. Então prefiro dizer que faço, simplesmente, arte”, comenta o artista.

Serviço

Show: (R)Existência

Artista: Danniel Lima

Local: Casa do Fauno

Endereço: Rua Aritistides Lobo, 1061, Reduto, Belém

Data e hora: sábado, 1º de dezembro, 22h

Ingresso: R$ 20

Informações: (91) 99808-2322

Da assessoria do evento.

 

COMENTÁRIOS dos leitores