Nove beijos que chocaram a sociedade

No Dia Internacional do Beijo, relembre algumas cenas que escandalizaram tanto no cinema quanto na TV

por Paula Brasileiro sab, 13/04/2019 - 10:02

Beijos são uma forma de carinho e demonstração de afeto entre familiares, amigos e amantes. Além disso, o gesto libera o hormônio serotonina, que eleva o humor e produz uma sensação de bem-estar, previne cáries e placa bacteriana, porque estimula a produção de saliva, que ajuda na higienização bucal, logo, também faz bem à saúde.

Esse tipo de afeto é tão famoso ao redor do mundo que ganhou um dia para celebrá-lo. O Dia Internacional do Beijo, comemorado em 13 de abril, foi criado, segundo conta uma lenda italiana, quando um padre daquele país ofereceu um prêmio em dinheiro à garota que nunca havia sido beijada por Enrique Porcelo, um rapaz que tinha fama de ter beijado todas as mulheres da vila. Era 13 de abril de 1882 e ninguém apareceu para buscar a recompensa; acredita-se que o tesouro permanece escondido em algum lugar da Itália.

No entanto, apesar de parecerem inocentes - por muitas vezes -, e até bastante comuns, beijos podem causar escândalos e vergonha em muitas pessoas. Desde o princípio das artes cinematográficas, algumas cenas foram pensadas para impressionar a audiência e, assim, entraram para a história. Confira alguns dos beijos do cinema e da televisão que chocaram a sociedade.

Pioneiros

A opinião pública ficou boquiaberta quando se deparou com a primeira cena de beijo na tela do cinema. Era 1896 e os protagonistas da ousada façanha foram May Irwin e John C. Rice. A cena foi curta, mas durou tempo suficiente para escandalizar a sociedade daquela época. O nome do filme não poderia ter sido outro, The Kiss (O Beijo).

Embed:

Sensuais

Em 1953 a sociedade já estava mais receptiva aos beijos no cinema, porém, mas uma cena do filme A um passo da eternidade certamente fez ruborizar as bochechas de muitas donzelas nas salas de exibição. Em uma sequência bastante bonita, e sensual, os atores Burt Lancaster e Deborah Kerr rolam pela areia de uma praia enquanto se beijam e são 'beijados' pelas ondas do mar. Tornou-se um grande clássico da sétima arte.

Brasileiros

Um pouco antes de Lancaster e Deborah rolarem aos beijos pela praia, a sociedade brasileira testemunhava o primeiro beijo televisionado no país. A atriz Vida Alves beijou o ator Walter Foster na novela Sua vida me pertence, que era transmitida ao vivo. Não há fotos da cena porque o fotógrafo da época se recusou a registrá-la por achar o feito escandaloso demais. Mas Vida Alves não parou por aí e também protagonizou o primeiro beijo lésbico da TV nacional, na peça de teleteatro A Calúnia, com a atriz Geórgia Gomide, em 1963

Escola

Vida Alves parece ter feito escola e, muitos anos depois de seus primeiros beijos na televisão, em 2011, era a vez das atrizes Giselle Tigre e Luciana Vendramini se beijarem em cena. O fato aconteceu na novela Amor e Revolução, do SBT, e ficou marcado oficialmente como o primeiro beijo gay da TV aberta.

Inesperado

Em 2005, o filme O Segredo de Brokeback Mountain trouxe uma trama bem inesperada. O romance entre dois 'caubóis' americanos quebrou alguns tabus e levou às telonas um tema pouco explorado no cinema. O beijo entre os atores Heath Ledger e Jake Gyllenhaal ficou bastante marcado entre o público.

Primeiríssimos

Mateus Solano e Thiago Fragoso protagonizaram o primeiro beijo gay entre homens da televisão brasileira. Era 2014 e a novela Amor à Vida guardou para seu último capítulo o tão esperado momento. O beijo repercutiu durante vários anos e chegou a ser censurado em alguns países onde o folhetim foi exibido, como o México.

Terceira Idade

De volta ao Brasil, em 2015, a novela Babilônia também quebrou alguns tabus ao mostrar o casamento entre duas senhoras, vividas por Nahália Timberg e Fernanda Montenegro. O beijo do casal veio logo no capítulo de estreia do folhetim que não fez muito sucesso entre o público. Na época, o autor Gilberto Braga chegou a listar o relacionamento de Estela (Nathalia Timberg) e Teresa (Fernanda Montenegro) como um dos motivos.

Abaixo estereótipos

Também em 2015, o ator José Mayer teve que desconstruir uma imagem sólida que havia conquistado graças a inúmeros papéis na televisão. Sempre atuando como galã e até com personagens do tipo 'machão', na novela Império, o ator interpretou um homossexual 'enrustido' que se encontrava às escondidas com o namorado mesmo sendo casado com uma mulher. Passados vários capítulos e dramas novelísticos, José Mayer e Klebber Toledo, seu companheiro de cena, beijaram-se e colocaram por terra a imagem de 'machão' do veterano.

Choque de Fofura

Uma das cenas mais emblemáticas do cinema chocou a sociedade, mas de tamanha fofura. Os cachorros que encostam, por descuido, os focinhos e acabam trocando um beijinho canino, são os protagonistas da animação A dama e o vagabundo, de 1955. O romance entre uma cadelinha de madame e um vira-latas vem conquistando os corações de diversas gerações desde então. Em breve, o desenho ganhará uma versão live-action. 

COMENTÁRIOS dos leitores