Coleção paraense brilha em concurso de moda no Ceará

Alunos da UNAMA - Universidade da Amazônia conquistam segundo lugar no DFB Festival, em Fortaleza, com peças inspiradas no Marajó

por Rosiane Rodrigues qua, 22/05/2019 - 16:59

O curso de Moda da UNAMA - Universidade da Amazônia ficou em 2º lugar no Concurso dos Novos do DFB Festival, também conhecido como Dragão Fashion Brasil. O desfile, com o tema "Vai dar praia", ocorreu na sexta-feira (17), em Fortaleza.

Os alunos paraenses decidiram falar das praias de rio e escolheram o Marajó como referência visual para a criação da coleção M'baraio. O trabalho foi desenvolvido com a supervisão e orientação da professora Yorrana Maia, com apoio do professor Fernando Hage e de todos os demais professores do curso.

Yorrana Maia afirmou que a coleção é o resultado de um trabalho que uniu professores e alunos da Universidade. "Isso reforça o caminho certo que a gente está seguindo dentro do curso de Moda. Os alunos estão preparados para lidar com o mercado real. Muitos desafios foram vencidos. Para os meninos fazerem uma coleção, que são oito looks, eles precisaram se organizar tanto financeiramente quanto de tempo, execução. São vários desafios de como fazer com que aquelas tipologias artesanais funcionem numa roupa que vai para a passarela", disse a professora.

Para Dula Maria Lima, coordenadora do curso de Moda da UNAMA, ver os alunos da UNAMA na final é motivo de orgulho e de certeza que a instituição está no caminho certo. "Já fomos finalistas outras vezes, em 2015 ficamos com o segundo lugar, além do prêmio de Menção Honrosa do Museu da casa Brasileira. A UNAMA é a única do Norte do país classificada como finalista do DFB. Estar entre os finalistas de um concurso tão disputado é a prova de que aqui temos o melhor curso de Moda, não só de Belém, mas da Amazônia. Nosso alunos saem em real condição de mercado. Preparadíssimos", afirmou a professora. 

Participam do concurso as Instituições de Ensino Superior (IES) que possuem o curso de Moda. Essa é a segunda vez que o curso de Moda da UNAMA está entre os finalistas. Em 2015 foi premiada com o segundo lugar com a coleção Miriti-Tauá, coleção que recebeu o prêmio de Menção Honrosa do Museu Casa Brasileira.

Para Hanne Lima, estudante do 3º semestre de Moda e um dos que representaram a universidade no evento, a experiência valeu a pena. "Conhecemos muito de nós mesmos e das várias profissões que envolvem o mundo da moda. Conhecemos muito mais do nosso curso e do mercado de Belém e das dificuldades de produzir um desfile completo. Foi muito gratificante ver tudo na passarela. Acho que só de estar lá valeu todo o trabalho que a gente teve", detalhou o estudante.

Para Anna Paula Delgado, estudante do 3º semestre de Moda e também integrante do grupo, participar do evento foi uma meta alcançada com muito esforço, junto com toda a equipe. "Estar na final é uma sensação única de orgulho e prestígio. Poder ver um trabalho feito por alunos sendo prestigiado em um evento como esse nos motiva a continuar a trabalhar ainda mais", disse a estudante.

M'baraio, que no dialeto indígena significa tirado das águas, é uma coleção inspirada no encontro entre mar e rio e nos encantos e magia da paisagem do maior arquipélago fluvial do mundo, o Marajó. As tipologias usadas foram os bordados de escamas da pescada amarela e entrelaces de fios que ora lembram ondas, ora lembram as raízes. 

A equipe de alunos é formada por Anna Paula Delgado, Hanne Lima, Inaura Vasconcelos, Isabel Francioli, Itamar Cordeiro e Mayra Progene.

O desfile foi exibido ao vivo pelo Intagram @dfhouse e pelo site dfhouse.com.br.

COMENTÁRIOS dos leitores