Evento musical reúne 100 bateristas em Belém

Realizado pelo quarto ano consecutivo, o projeto teve André Mattos como atração nacional do encontro

qui, 06/06/2019 - 15:13

Embed:

O quarto Encontro de Bateras foi um espetáculo que reuniu 100 bateristas de várias cidades do Pará, ocorrido no Centro Cultural e Turístico Tancredo Neves (Centur), no dia 29 de maio. O evento, aberto ao público, contou com a participação de bateristas de todas as idades e gêneros, além de trazer novidades como o baterista reconhecido nacionalmente André Mattos, da banda Trazendo a Arca, e sorteios de diversos prêmios para os inscritos, incluindo baterias e acessórios deste instrumento.

Inspirados por espetáculos internacionais semelhantes, os bateristas e idealizadores Roberto Araújo, de 38 anos, e Tiago Belém, de 33 anos, tinham como objetivo reunir por evento um número máximo de músicos, o qual tem sido crescente desde a primeira edição em 2015. “A cada ano que passa o encontro se expande e a responsabilidade aumenta, assim como as chances dos participantes de ganharem prêmios”, disse Roberto. O evento teve como parceiro o canal do Açaí com Batera no Youtube, focado em entrevistas com bateristas e os bastidores da vida e da carreira musical desses artistas.

Para Rodrigo Almeida, estudante de percussão da Universidade Federal do Pará (UFPA), de 23 anos, a questão financeira é um dos principais desafios de quem vive desse instrumento. “A bateria não é barata, é difícil de achar e o barulho durante os treinos é um problema para quem não tem um espaço adequado e isolado”, conta o estudante.

Segundo Adriene Gós, de 32 anos, mãe do baterista mirim Misael Gós, de apenas 3 anos, o sentimento de ver o filho tocar é orgulho. “Nós somos evangélicos, o pai dele é músico. Na igreja ele via o pai tocar e criou um interesse. É gratificante saber que ele já vai crescer com uma cultura e um gosto por música”, compartilha.

Os organizadores têm como um dos intuitos do projeto a motivação a novos artistas. “A mensagem que queremos deixar para esses jovens músicos é a de sempre batalhar e de nunca desacreditar. Viver de música é possível. A bateria não é só um instrumento que faz barulho, ela muda vidas e é capaz de sustentar famílias e sonhos”, concluiu Tiago.  

 O evento realizado em Belém apenas deu início a diversas programações musicais que ocorrerão no segundo semestre, como workshops, aulas e palestras. Mais informações serão compartilhadas no Instagram, no Facebook e no Youtube do Açaí com Batera.

Por Eva Pires.

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores