Janeiro de Grandes Espetáculos terá mais atrações de PE

Em 2020, 80 dos 96 espetáculos serão de montagens pernambucanas

por Paula Brasileiro qua, 13/11/2019 - 12:48
Divulgação O festival contará com 92 espetáculos, sendo 80 deles pernambucanos Divulgação

O ano de 2020 vai começar, no Recife, com a intensa programação do Janeiro de Grandes Espetáculos (JGE). Em sua 26ª edição, o festival promove 92 montagens, sendo 80 do estado de Pernambuco. As apresentações começam no dia 8 de janeiro e seguem até 3 de fevereiro. 

Ao todo, nove teatros do Recife recebem a programação do JGE. Santa Isabel, Apolo, Arraial, Barreto Júnior, Boa Vista, Hermilo Borba Filho, Luiz Mendonça, Marco Camarotti e, pela primeira vez, o Teatro RioMar, são os palcos pelos quais passarão os espetáculos do festival. Espaços alternativos também estão no roteiro, como a Casa Maravilhas, Sesc Casa Amarela e Espaço Fiandeiros. Esses receberão ações formativas, como leituras dramatizadas, cursos e lançamentos de vídeos. 

Outras regiões do Estado também vão receber atividades do JGE. Caruaru (Teatro Rui Limeira Rosal), Garanhuns (Teatro Reinaldo de Oliveira), Goiana (Igreja Matriz de Nossa Sra. do Rosário) e Jaboatão dos Guararapes (Teatro Samuel Campelo), além de Camaragibe (Casarão de Maria Amazonas) e Serra Talhada (Espaço Cabras de Lampião), vão abrir seus teatros para as montagens desta edição. 

Em 2020, o Janeiro volta a premiar os melhores espetáculos pernambucanos que estiveram em cena. A premiação retorna, após dois anos suspensa, chamada de Prêmio Copergás de Teatro, Dança e Música de Pernambuco. Os espetáculos selecionados passaram por uma curadoria formada, pela primeira vez, através de um edital que formou um grupo com a produtora Danielle Valentim, a atriz e arte-educadora Milena Marques, a estudante de Licenciatura em Teatro Natália Gomes e pelos jornalistas Renato Contente e Talles Colatino. A programação completa do 26º JGE pode ser conferida no site do festival. 

Serviço

26º Janeiro de Grandes Espetáculos

8 de janeiro a 3 de fevereiro de 2020

COMENTÁRIOS dos leitores