Balé Folclórico da Amazônia comemora 30 anos

Grupo de dança viaja em turnê pela Europa de 8 de julho a 24 de agosto. Coreografia retrata o universo exótico e tradicional da cultura amazônica.

por Brenna Pardal ter, 04/02/2020 - 11:06

Conhecido como BFAM, o Balé Folclórico da Amazônia completou 30 anos e começa o ano com comemorações. Uma exposição no Chalé Tavares Cardoso, em Icoaraci, encerrada no dia 31 de janeiro, e a turnê internacional de 2020 estão na agenda do grupo.

Na exposição, fragmentos da história de BFAM foram revelados em banners de registros fotográficos que fizeram referência aos repertórios coreográficos ao longo desses 30 anos. Com 12 turnês internacionais e diversas nacionais no currículo, os bailarinos partem para uma viagem pela Europa de 8 de julho a 24 de agosto, levando a cultura da Amazônia e do Pará para os palcos do mundo.

Também chamado de "o balé dos pés descalços", o BFAM foi fundado em setembro de 1990 e tem como fonte de inspiração as manifestações da cultura popular da Amazônia brasileira, com seus encantos, mistérios e magias.

As danças são releituras tradicionais e composições coreográficas que retratam o universo exótico e misterioso da Amazônia - rituais, lendas, mitos, manifestação do sagrado e do profano. O espetáculo mostra uma variedade de ritmos, maior quantidade de cores, riqueza e variedade de figurinos e adereços. A trilha sonora é executada ao vivo por músicos profissionais que utilizam instrumentos típicos e contemporâneos.

 

COMENTÁRIOS dos leitores