Campanha pede doação para tratamento de Miró da Muribeca

Poeta está internado em uma casa de reabilitação e com a saúde debilitada

dom, 06/09/2020 - 15:48
Rafael Bandeira/LeiaJáImagens/Arquivo Rafael Bandeira/LeiaJáImagens/Arquivo

Uma campanha foi lançada no Instagram para arrecadar fundos visando ajudar João Flávio Cordeiro da Silva, mais conhecido como Miró da Muribeca. O poeta das ruas do Recife foi internado na última semana, na clínica de reabilitação Raid, após uma recaída na dependência do álcool. De acordo com o boletim médico, ele está com a saúde debilitada e precisando da ajuda de um cuidador para a condução das necessidades básicas diárias. Por isso, amigos do artista, juntaram-se para arrecadar doações e pagar a contratação do profissional. 

Chamada de "Viva Miró", a campanha pode ser acessada através do perfil oficial dele - o @mirodamuribeca. Além do cuidador, segundo o pedido feito em uma publicação, a verba arrecadada também deverá ser usada para a "compra de medicamentos suplementares e objetos de primeira necessidade". 

Uma publicação feita neste domingo (5) conta como está o poeta: "Conversamos com a psicóloga de plantão e, segundo ela, ele se encontra melhor do que quando deu entrada, mas ainda inspira cuidados, não sendo capaz de alimentar-se sozinho ou de realizar necessidades sem apoio. Por isso, será necessário contratar um cuidador pelo menos por uns sete dias. Precisamos angariar fundos para pagar esse cuidador. Aqueles que queiram colaborar, mandem mensagem direta".

Ver essa foto no Instagram

[VIVA MIRÓ] Como muitos acompanharam aqui pelo perfil, fizemos uma campanha chamada #ficaemcasamiró com o intuito de ajudar o poeta a manter-se durante o período de isolamento social imposto pela Pandemia da covid-19. O apoio foi super importante para que Miró conseguisse manter-se fora das ruas, de onde conseguia seu sustento vendendo seus livros. No entanto, em determinado momento, como muitos também devem estar enfrentando, os efeitos do isolamento prolongado se fizeram presentes. Como muitos sabem, Miró enfrenta a dependência do álcool há alguns anos e essa luta é diária. Há dois meses, a solidão e o isolamento fizeram com que Miró tivesse uma recaída, momento em que suspendemos a campanha, pois não tínhamos como garantir que o poeta estaria isolado. No último sábado, graças ao apoio de amigos, Miró foi socorrido e levado a uma clínica de reabilitação, a Raid, que o recebeu com muito carinho e acolhimento em outros momentos. Após avaliação do médico e amigo @freirewilson , percebeu-se que, devido a seu estado debilitado, Miró requer cuidados especiais, para além dos que a clínica consegue suprir. Isso inclui a constatação de um cuidador, alguns medicamentos suplementares, e objetos de primeira necessidade. Estamos abrindo a campanha #vivaMiró para que um grupo de apoio emergencial, formado por amigos e fãs, possa ajudar o poeta a sair dessa. Quem quiser ajudar, mande direct em seu perfil do Instagram. Criamos um grupo de whatsapp exclusivo para esse fim e lá faremos mais instruções de como é possível ajudar. Viva Miró! #vivaMiró #poesia #literatura #mirodamuribeca

Uma publicação compartilhada por Miró da Muribeca (@mirodamuribeca) em

Embed:

COMENTÁRIOS dos leitores