Como os anos 1980 permanecem relevantes na moda

Década ficou conhecida pela exuberância, criatividade e rebeldia no vestuário

por Junior Coneglian ter, 10/11/2020 - 15:38
Aline Viana Prado / Pexels Aline Viana Prado / Pexels

A sexualidade feminina era tratada com menos tabu, as roupas eram extravagantes e a juventude rebelde. Rita Lee definiu: "não dá para ficar imune ao teu amor, que tem cheiro de coisa maluca". Foi assim que a cultura da década de 1980 se estabeleceu e é referência nos dias atuais.

Foram os anos dos paetês, das maquiagens coloridas, jaquetas de couro e calças de cintura alta, inspiradas em "Grease - Nos Tempos da Brilhantina" (1987). "A década segue sendo o ponto de partida de muitos designers e coleções, como é o caso do belga Anthony Vaccarello, na francesa Yves Saint Laurent, e do francês Jean-Paul Gaultier", comenta a estilista Fer Faustino.

A grife francesa Jacquemus reúne elementos icônicos dos anos 1980 em suas confecções. Nas peças, encontra-se o ombro marcado e estruturado em enormes ombreiras, que eram usadas para dar um ar de seriedade às mulheres que conquistavam altos postos de trabalho. "Desde então, as ombreiras se tornaram parte essencial do armário feminino dentro e fora do ambiente formal", define a personal stylist Erika Ometto.

É nos anos 1980 que a cantora Madonna, com crucifixos no pescoço, mix de brincos e pulseiras, além de acessórios no cabelo, criou um look que marcou época e era o vestuário certo para as noites na boate Studio 54, de Nova York (EUA), que funcionou até 1986. O local serviu de palco para personalidades como David Bowie (1947-2016), Mick Jagger, Pelé e até Paris Hilton, que era menor de idade na época. A década também foi marcada pelo culto ao corpo, exaltado na icônica "Physical", canção de Olivia Newton-John, e que tornou populares as academias aeróbicas.

Com mood futurista e um dos poucos a resistir às necessidades do Minimalismo, o ar da década de 1980 foi marcado por uma estética artsy, exposta em maquiagens carregadas e criatividas, e que representavam o estilo de vida alimentado pelos maiores nomes da época, como as cantoras Grace Jones e Cindy Lauper.

Os anos 1980 sempre serão lembrados pela criatividade, exuberância e ousadia da cultura pop, com figuras marcantes e que servem de referência, como Leigh Bowery (1961-1994) e Boy George.

 

COMENTÁRIOS dos leitores