Mestre Jaime, criador do bloco A Bicharada, morre de Covid

Carnavalesco de Salgueiro (PE) tinha 98 anos e não resistiu às complicações da doença

por Paula Brasileiro seg, 04/01/2021 - 13:50
Divulgação/Ricardo Moura/Secult-PE Mestre Jaime tinha 98 anos e não resistiu à Covid-19. Divulgação/Ricardo Moura/Secult-PE

Um dos símbolos do Carnaval do sertão pernambucano, Mestre Jaime, criador do bloco A Bicharada, morreu nesta segunda (4), aos 98 anos. Jaime Alves Concerva estava internado desde o último sábado (2), após receber o diagnóstico de Covid-19, doença cujas complicações levaram o carnavalesco a óbito. 

Mestre Jaime era artista plástico, músico e alfaiate e foi o criador do bloco de bonecos gigantes A Bicharada. A agremiação desfilava no Carnaval de Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, há mais de 70 anos e tornou-se símbolo da folia da cidade. 

Aos 98 anos, o carnavalesco testou positivo para a Covid-19 e não resistiu às complicações da doença, vindo a falecer nesta segunda (4). Através de nota oficial, a Secretaria Estadual de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) lamentaram a morte de Mestre Jaime, bem como o fez o governador Paulo Câmara. Confira a nota de Câmara na íntegra. 

A nossa cultura perdeu hoje o Mestre Jaime Conserva, que há cerca de 70 anos animava as festas carnavalescas em Salgueiro, no Sertão, com a sua tradicional Bicharada, levando alegria às ruas da cidade com seus animais feitos à base de papelão e tinta. Em 2010, quando o bloco completou 60 anos, Mestre Jaime foi o homenageado do Carnaval de Pernambuco. Neste momento de tristeza, quero manifestar minha solidariedade aos seus familiares e amigos, e também ao povo de Salgueiro.

 

COMENTÁRIOS dos leitores