Leite condensado: fonte de energia, mas sem excessos

Nutricionista explica que produto é usado por quem tem gasto energético muito alto; confira receitas com o doce

por Alfredo Carvalho seg, 01/02/2021 - 18:06
The Ujulala / Pixabay Leite condensado é feito com a eliminação de 60% da água do leite de vaca, e tem adição de açúcar The Ujulala / Pixabay

O leite condensado tornou-se um dos assuntos mais comentados na última semana após a divulgação do painel de compras do Ministério da Economia. No levantamento feito pelo núcleo de jornalismo de dados de Metrópoles (M)Dados, que considerou os dados da pasta, o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) gastou R$ 15 milhões com leite condensado em 2020.

O dado revoltou muitos brasileiros, virou meme nas redes sociais e até a apresentadora Ana Maria Braga aproveitou o assunto para ensinar aos telespectadores como fazer leite condensado caseiro, gastando pouco, no "Mais Você" (Globo), dando uma alfinetada no governo.

Durante um almoço com ministros na última quarta-feira (27), Bolsonaro xingou a imprensa quanto ao dado divulgado. "Quando vejo a imprensa me atacar dizendo que comprei 2,5 milhões de latas de leite condensado, vai pra p* que o pariu, imprensa de m*! É pra enfiar no r* de vocês da imprensa essas latas de leite condensado", disse, e afirmou que a compra do produto foi destinada ao Exército, aos programas alimentares dos ministériso da Cidadania e Educação.

Em alta diante da polêmica, o leite condensado é feito de um processo que elimina 60% da água presente no leite de vaca, e também adiciona açúcar. Uma lata possui em torno 1.300 calorias, 80 gramas de proteínas e gorduras, e mais de 200 gramas de carboidrato. "Ele é rico em cálcio, potássio e fósforo, bom para a formação óssea e contração muscular. É também uma ótima fonte de energia para quem tem um gasto calórico muito alto", explica a nutricionista clínica funcional Joyce Serafim.

Por conta de seus benefícios, o leite condensado foi popularizado durante a Guerra Civil Americana (1861-1865) e passou a ser utilizado na alimentação dos soldados, já que era fácil de transportar e estocar. Mas alguns cuidados em seu consumo devem ser tomados. "Para quem não tem um gasto energético alto, como a maioria das pessoas, o consumo deve ser apenas de uma colher de sopa, de maneira esporádica. Uma vez que ele é rico em açúcar refinado, o excesso, causa doenças crônicas como diabetes e obesidade. Temos que comer com moderação", alerta Joyce.

Os apreciadores de leite condensado também podem usufruir do produto em outros alimentos. Para isso, a chef de cozinha Mirian Rocha indica duas receitas para serem feitas com o produto, o Café Bombom, servido em Barcelona (Espanha), e o Bolo de Cacau, que possui duas camadas e parece um pudim.

Café Bombom

Ingredientes:

1/3 de xícara de leite condensado

2/3 de xícara de café tirado na hora

Basta colocar em uma xícara de café expresso o leite condensado e o café tirado na hora. Depois basta se servir com as duas camadas formadas, e misturar conforme precisar adoçar.

 

Bolo Cacau

Ingredientes:

2 ovos

Duas colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente

Uma xícara de açúcar

Duas xícaras e meia de farinha de trigo (pode ser com fermento enriquecida)

200ml de leite

3 colheres de chocolate em pó

Uma colher de sopa fermento

Uma lata de leite condensado

No preparo, bater à mão os ovos, a manteiga e o açúcar. Acrescentar a farinha de trigo, e continuar a misturar com uma espátula. Depois, adicionar o leite até a massa ficar cremosa. Colocar o chocolate em pó, misturs e, por fim, adicionar o fermento. Untar com manteiga uma forma de furo no meio. Derramar a lata de leite condensado dentro da forma e, depois, despejar a massa do bolo por cima, de maneira lenta, para não misturar as partes. Levar para assar em forno aquecido a 160º, com tempo médio entr 40 e 50 minutos. Após assar, aguarde para que o bolo esfrie e desinforme com cuidado.

COMENTÁRIOS dos leitores