Cais do Sertão dedica programação de março a Chico Science

Lives, playlists e webinário vão destacar o legado de um dos criadores do manguebeat

ter, 09/03/2021 - 13:14

Se estivesse vivo, o músico e compositor Francisco de Assis França, conhecido Brasil afora como Chico Science, faria 55 anos em 2021. O artista pernambucano foi um dos criadores do movimento contracultural manguebeat, marcado por uma forte crítica social e por mesclar no mesmo caldeirão ritmos rock, hip hop, música eletrônica e funk com maracatu, coco e ciranda. 

Para lembrar Science e a tamanha importância dele para a recente formação cultural pernambucana, o Centro Cultural Cais do Sertão homenageia o vocalista da Nação Zumbi com playlists especiais, bate-papos online e webinário neste mês de março. Tudo gratuito e acessível aos internautas pelas redes sociais do Cais.

O time de Conteúdo e o Educativo do Cais do Sertão se debruça sob a história do músico, do surgimento do manguebeat à compreensão da importância sociocultural de canções como “Da Lama ao Caos” e “Afrociberdelia”. “Desde a inserção do Cais do Sertão nas redes sociais, vimos a importância de saudar importantes nomes da nossa cultura. Zé Dantas, Luiz Gonzaga e muitos outros. Considerado um espaço de importância para reafirmação da identidade nordestina, o Cais se dedica agora a celebrar o manguebeat e o pai do movimento, que foi Chico Science”, pontua o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes.

Na faixa semanal Conexão Cais da quarta-feira (17), transmitida ao vivo pelo perfil @caisdosertao, haverá debate acerca do acervo digital do músico, que ocupa o @chicoscienceoficial. O bate-papo será mediado pelo pedagogo e educador do Cais Perácio Gondim, com a idealizadora do acervo, Louise Taynã. No dia 31 de março, a coordenadora de Conteúdo, Clarice Andrade, conversa com o cineasta Hilton Lacerda sobre “A Lama dos Dias e a História do Mangue” e o legado de Chico.

Durante todo o mês, as playlists especiais do Spotify do Cais vão focar somente o manguebeat e seus precursores. Nesta semana, a seleção conta com repertório escolhido pelos idealizadores do programa Manguetronic, da Rádio Frei Caneca. Assim como a proposta do programa de debater, a playlist reforça o diálogo da música pernambucana em toda sua diversidade com a produção do resto do Brasil e do mundo. O público pode conhecer a fundo o movimento contracultural a partir das seleções criadas por DJ Dolores, pela jornalista Maria Duda (Risoflora) e Rádio Caranguejo Ussá. O acesso às playlists é gratuito, diretamente do canal Cais do Sertão na plataforma de música.

Além da programação digital, o internauta pode conferir presencialmente o acervo do museu durante a semana. O Cais do Sertão está localizado no coração do Recife e  sob a gestão da Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco e da Empetur. Devido ao novo decreto do Governo do Estado, o centro cultural passa a operar somente às quintas e sextas-feiras, das 10h às 16h. Os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada).

*Via Assessoria de Imprensa. 

COMENTÁRIOS dos leitores