Em vídeo, atriz Myrian Rios explica seu problema de surdez

Deficiência auditiva é provocada por fator genético e tem trazido desafios para a vida da artista

por Vitória Silva sab, 05/06/2021 - 14:34
Reprodução/Instagram A atriz Myrian Rios, de 62 anos Reprodução/Instagram

Em uma 'carta aberta', a atriz e diretora Myrian Rios, de 62 anos, revelou estar surda. No vídeo publicado nas suas redes sociais, a artista desabafa por quase trinta minutos para amigos e fãs, dizendo tentar se adaptar à vida sem sons, além de relatar desafios trazidos pela invalidez auditiva. Rios não é capaz de escutar qualquer outro som que não seja a sua voz.

Há cerca de 11 anos, a perda de audição se agravou e ela fez um implante coclear, ou seja, implantou um aparelho eletrônico que capta o som e o transforma em impulsos elétricos diretamente sobre o nervo da audição. A equipe médica, à época, já havia sinalizado à atriz que, em uma década, ela talvez fosse precisar realizar novas intervenções para preservar a audição restante ou para tentar recuperá-la.

Embed:

“Eu fiquei surda. Completamente surda dos dois ouvidos. Eu não ouço passarinho cantando, não ouço o barulho da chuva. Isso me incomoda. Eu não ouço nada. Eu ouço a minha voz. Eu estou ouvindo a minha voz, por exemplo. Eu não ouço meus filhos me chamando, cachorro latindo. Só se falar muito pertinho do meu ouvido. Dentro do meu ouvido eu ouço. Isso aconteceu assim. Há muitos anos eu fui perdendo a minha audição. É uma genética da minha família, da parte da materna. As pessoas vão perdendo a audição. A minha mãe, o meu tio, a minha tia... Várias pessoas da minha família foram perdendo a audição até ter perda de audição severa. E eu segui a genética da minha mãe e dos meus tios”, revela em trecho do depoimento público.

Para 2021, Myrian Rios tem quatro espetáculos já com chamada ao público. Um deles, no último dia 22 de maio, o monólogo "Rainha Ester", no qual ela precisou usar um aparelho externo para que conseguisse atuar. Agora, a atriz diz que vai retirar as próteses internas para utilizar um outro aparelho externo, que está sendo desenvolvido sob medida.

COMENTÁRIOS dos leitores