Dia Nacional da Kombi é comemorado hoje

Modelo se tornou um ícone nas ruas brasileiras e parou de ser fabricado há oito anos

por Vinícius Tomei qui, 02/09/2021 - 19:33
Pixbay/Isa Osterhagen Pixbay/Isa Osterhagen

Nesta quinta-feira (2), é comemorado o Dia Nacional da Kombi. A data celebra o início da fabricação do modelo no Brasil, em 1957. O automóvel se tornou um ícone brasileiro e popular até os dias atuais.

O projeto se iniciou em Wolfsburg, na Alemanha, após a 2ª Guerra Mundial. A ideia do modelo surgiu por meio de um oficial britânico, Major Ivan Hirst, um engenheiro alemão, Alfred Haesner, e o Holandês Ben Pon. A Kombi é considerada o primeiro minifurgão do mundo e deu o pontapé inicial para a categoria.

Kombi, em alemão, significa "veículo multiuso". Dessa forma, os desenvolvedores do projeto queriam um veículo leve de carga e que usasse a mecânica do popular Fusca. Em 1945, o modelo finalmente começou a ser produzido na Alemanha. Porém, só foi às ruas em 1950, o projeto inicial de 45 teve de ser revisto pois o veículo não possuía estabilidade.

O primeiro modelo chegou ao Brasil em 1953, a Brasmotor (atualmente conhecida como Brastemp) recebeu a primeira importação do veículo. Porém, só em 1957, a Kombi começou a ser produzida em terras tupiniquins. Desde então, o mini furgão se tornou um sucesso entre os brasileiros.

O metalúrgico e dono de Kombi, Alessandro Bellotto da Paz, de 38 anos, falou sobre o motivo do sucesso do automóvel no Brasil. "A questão do custo-benefício da época e até hoje. É um veículo de baixa manutenção, comparado aos veículos da época e de mesma categoria. O design também fez sucesso e a marca Volkswagen, que é de confiança", diz Belloto. "E da forma que for usado, pode gerar uma renda para o dono é um veículo 'pau pra toda obra'', completa.

Alessandro contou o quão gratificante é ter uma Kombi e como o veículo caiu nas graças de sua família. "Me sinto muito feliz em ter uma Kombi. Eu não imaginava que ia trazer tanta alegria para família, a gente usa para lazer por enquanto, apesar de termos alguns projetos futuros", diz Bellotto. "Tem alguns perrengues que a gente passa, mas a gente supera, o importante é a alegria que traz no dia a dia", completa.

O modelo da Volkswagen parou de ser fabricado em 2013 - o principal motivo foi a obrigatoriedade de freios ABS e Air Bag em modelos fabricados a partir de 2014. Alessandro comenta sobre o término da fabricação. "Ficamos muito tristes, era esperado que a Volks investisse mais no modelo. O charme da Kombi antiga não vai ter igual. É um design marcante, o mundo inteiro conhece".

COMENTÁRIOS dos leitores