Performance poética de luz retrata a dor da perda e o luto

Com a pandemia como tema, artista e iluminadora Malu Rabelo apresenta vídeo-espetáculo sobre afeto e herança em canal do Youtube

sex, 24/09/2021 - 16:09
Cauê Mendes Malu Rabelo retrata o luto em performance no Youtube Cauê Mendes

Um espetáculo de iluminação artística que revela o luto da partida materna durante a pandemia de covid-19, baseado em experiências pessoais da artista. A iluminadora Malu Rabelo apresenta o projeto "Poética da partida - uma herança de luz para Theo & Lucca" no seu canal do YouTube, com estreia no próximo sábado (25), às 20 horas. O projeto foi contemplado com recursos da Lei Aldir Blanc, via Secretaria de Estado de Cultura (Secult).

O projeto consiste na revelação poética e lúdica da partida repentina da figura materna de dois garotos em tempos pandêmicos. O vídeo-espetáculo utiliza a linguagem da iluminação cênica para transmitir mensagem.

O produto final desse projeto consiste num vídeo performance do processo de construção que vai registrar a história da família que vivenciou essa experiência de perda, fazendo do objeto luminoso construído, a gambiarra de luz, uma árvore genealógica que mostrará a importância da conexão energética entre pessoas.

“A inspiração pra essa instalação e vídeo performance do processo de construção das gambiarras vem de uma experiência vivida, que foi a partida repentina de um pessoa querida, no caso minha cunhada Thamis. Ela era a mãe dos meus sobrinhos, Theo (de 5) e Lucca (de 2 anos). Logo depois disso, foi meu pai, a covid o tirou de nós”, conta Malu sobre o processo que a levou ao espetáculo.

Malu Rabelo é a idealizadora do projeto. Iluminadora há 10 anos, já atuou em diversos espetáculos. “A iluminação é além da estética, ela é uma linguagem, conta uma história, a iluminação cênica é a aplicação da luz na cena como elemento de transformação”, conta.

O espetáculo ficará disponível para o público no link do YouTube para apreciação.

Serviço 

Espetáculo ""Poética da partida - uma herança de luz para Theo & Lucca".

Estreia no dia 25 (sábado), às 20 horas, no canal do Youtube. 

Link: https://youtube.com/channel/UCfyUAFa6xwXPEDCHcuNs70Q

Mais informações: 982747447.

Por Leandro Oliveira, da assessoria do espetáculo.

COMENTÁRIOS dos leitores