Mestre J.Borges expõe suas obras no Museu de Arte do Rio

Mostra contará com 40 obras do xilogravurista que é Patrimônio Vivo de Pernambuco

por Paula Brasileiro qua, 19/01/2022 - 12:16
Divulgação A mostra contará com 40 obras, algumas inéditas. Divulgação

A cultura popular pernambucana será protagonista no Museu de Arte do Rio (RJ), a partir do próximo sábado (22), com a inauguração da mostra ‘J. Borges – O Mestre da Xilogravura’. A exposição contará com 40 obras do artista que é Patrimônio Vivo de Pernambuco, sendo 20 obras e matrizes inéditas.

José Francisco Borges, o J. Borges, de 86 anos, é natural de Bezerros, no Agreste pernambucano, onde vive e trabalha até hoje. Intitulado Patrimônio Vivo de Pernambuco, título concedido pelo Estado, ele é hoje um dos maiores nomes da xilogravura, arte que conta parte da história do povo nordestino através de ilustrações talhadas na madeira. 

Na exposição, os visitantes poderão conferir obras que retratam diversas fases da história de J. Borges com os temas ‘No Tempo da Minha Infância’, ‘Na Minha Adolescência’, ‘Vendendo Bolas Dançando e Bebendo’, ‘Serviços do Campo’, ‘Cantando Cordel’, ‘Plantio de Algodão’, ‘A vida na Mata’, ‘Plantio e Corte de Cana’, ‘Forró Nordestino’ e ‘Viagens a Trabalho e Negócios’. A mostra contará ainda com duas obras assinadas por J. Miguel e Bacaro Borges, filhos e aprendizes do artista, além da exibição de uma cinebiografia sobre su vida, assinada pelo jornalista Eduardo Homem. A produção geral é da empresa Cactus Promoções e Produções Eireli-ME.









 

COMENTÁRIOS dos leitores