Confira seis filmes sobre a Semana Santa

Relembre obras com a temática da Páscoa e da paixão de Cristo

por seg, 11/04/2022 - 17:51
 Flickr/ Alex do Aprisco Flickr/ Alex do Aprisco

A Semana Santa é marcada pela reflexão religiosa em torno do cristianismo e da paixão e ressureição de Cristo.  Confira a seguir uma seleção de obras cinematográficas que marcaram os telespectadores nos últimos anos. 

1 - Ressurreição (2016): Apresenta a épica história bíblica da ressurreição contada pelos olhos de um incrédulo. Clavius (Joseph Fiennes), um poderoso tribuno militar romano e seu assistente, Lucius (Tom Felton), têm a tarefa de resolver o mistério do que houve com Jesus nas semanas seguintes da crucificação, a fim de refutar os rumores de um Messias ressuscitado e evitar uma revolta em Jerusalém. 

2 - A Paixão de Cristo (2004): Com indicação ao Oscar 2005 nas categorias de melhor fotografia, trilha sonora original e maquiagem, é uma adaptação dos últimos dias de Jesus Cristo (Jim Caviezel), realizada por Mel Gibson. Filmado em latim e aramaico, idiomas que Jesus falou e projetado em todo o mundo em versão original por desejo do diretor, o filme atraiu a atenção pela crueza e realismo das imagens. 

3 - Ben-Hur (2016): O nobre Judah Bem-Hur (Jack Huston), contemporâneo de Jesus Cristo (Rodrigo Santoro), é injustamente acusado de traição, sobrevive a anos de escravidão e descobre que foi enganado pelo seu próprio irmão, Messala (Toby Kebbell), partindo, então, em busca de vingança. 

4 - Em Defesa de Cristo (2017): Lee Strobel (Mike Vogel) é um jornalista no auge de sua carreira. Após ganhar um prêmio por um relatório investigativo, foi promovido no Chicago Tribune, porém em casa a situação é oposta. Leslie (Erika Christensen), sua esposa, começou a ter fé em Cristo, indo contra suas crenças já que é um ateu. Para salvar seu casamento, ele utiliza sua experiência para contestar o cristianismo, mas sua resposta pode mudar aquilo que sempre acreditou.  

5 - Deus Não Está Morto (2014): Primeira parte da trilogia cristã que fez sucesso nos cinemas. Na história, Kevin Sorbo vive um professor universitário ateu que argumenta que Deus está morto - até que encontram um aluno (Shane Harper) que acredita na existência de Deus e que está disposto a provar que Deus não está morto. O longa-metragem apresenta histórias de fé que se entrelaçam, provando o ponto do aluno. 

6 - Silêncio (2017): Indicada ao Oscar 2017, relata sobre a jornada espiritual de dois missionários jesuítas portugueses (interpretados por Andrew Garfield e Adam Driver) no Japão, onde precisam propagar o catolicismo e encontrar o seu mentor (Liam Neeson). Foram quase 30 anos para que o diretor Martin Scorsese adaptasse o livro, escrito por Shusaku Endo (1923 – 1996), para o cinema. 

Por Camily Maciel

 

COMENTÁRIOS dos leitores