Novo longa de Lázaro Ramos chega aos cinemas

“Medida Provisória” chegou às telas dos cinemas nesta quinta-feira (14). O novo filme, dirigido por Lázaro Ramos, retrata uma utopia não muito distante dos dias de hoje.

por qui, 14/04/2022 - 16:29
Divulgação/Medida Provisória Divulgação/Medida Provisória

Em uma distopia não muito distante de nós, Lázaro Ramos nos apresenta seu novo longa “Medida Provisória”. O filme chega às telas do cinema nesta quinta-feira e conta com um elenco coberto de grandes nomes. A trama conta com Taís Araújo, Alfred Enoch e Seu Jorge como protagonistas, além de outros 77 atores, entre eles Emicida, Renata Sorrah, Adriana Esteves, Mariana Xavier e Paulo Chun.

De acordo com o diretor, a estética do filme tem algumas referências tiradas de obras mais contemporâneas, como “The Handmaid’s Tale” e “Black Mirror”. O roteiro do filme é a adaptação de uma peça de teatro de 2011, que imaginava um futuro tido como “impossível” de acontecer. “Infelizmente, de lá pra cá muito se assemelha a pontos da história contemporânea, e aí a ficção, mais uma vez, se confunde com a realidade”, afirmou Lázaro.

Na sinopse, o governo brasileiro cria um “aparato de reparação histórica” que incentiva os negros a irem “voluntariamente” para a África. O verdadeiro objetivo desta ação fica claro ao ser decretada a Medida Provisória 1888 (Ano de aprovação da Lei Áurea). Esta nova medida obriga os cidadãos de melanina acentuada (como são descritos no filme) a voltarem compulsoriamente ao continente africano.

Fora do país, “Medida Provisória” fez sucesso em diversos festivais internacionais. No ano de 2020, o longa recebeu o prêmio de melhor roteiro no Indie Memphis Film Festival, nos Estados Unidos. Em 2021, a produção recebeu prêmios tanto no Pan African Film quanto no Festival de Huelva. Já no Festin Festival, em Lisboa, Lázaro Ramos recebeu um prêmio de melhor realizador.

Por Matheus de Maio

COMENTÁRIOS dos leitores