Quatro livros para redescobrir o que é amizade

Neste dia do amigo (18), conheça quatro livros que exploram mais sobre a amizade, parte tão fundamental da vida social

por ter, 19/04/2022 - 00:07
Flickr/Helena Lopez Flickr/Helena Lopez

No Dia do Amigo (18), é importante lembrar sobre a importância das relações de amizade na vida cotidiana. Uma boa amizade ajuda a manter nosso corpo e mente em forma. Além de uma boa alimentação, rotina de exercícios e sono, ter relações sociais estabilizadas e satisfatórias são componentes essenciais na construção de uma vida saudável.

Um estudo recente de Harvard concluiu que amizades sólidas em nossas vidas ajudam a promover a saúde geral do cérebro. As amizades nos ajudam a lidar com o estresse, fazer escolhas melhores, encontrar um estilo de vida compatível e longevo, além de ajudar na recuperação de doenças.

Mas além de nos ajudar fisicamente, a amizade também é fonte de muita inspiração e, por vezes, arte! Neste Dia do Amigo, preparamos uma lista com leituras essenciais para descobrir e explorar mais os limites do que é ser um amigo, confira:

Capitães da Areia - Jorge Amado: Este é um dos livros mais aclamados de Jorge Amado. Capitães de Areia narra a vida de um grupo de meninos de rua que, para sobreviver, praticam pequenos delitos em Salvador. O livro acompanha a vida de quatro personagens centrais, são eles: Pedro Bala, o líder do grupo; Professor, o único letrado que ensina os outros; Pirulito, o mais religioso do grupo e, por fim, Gato, o mais galante dos quatro.

Esquecidos pelas autoridades e entregues à própria sorte, os garotos são obrigados a conhecer o lado insalubre da vida enquanto ainda contam com a inocência juvenil, que os une em grupo.

Sociedade dos Poetas Mortos - Nancy H. Kleinbaum: O livro homônimo ao filme conta com reflexões sobre o papel e a existência de cada aluno em sala. O professor cumpre o papel de instigar os mesmos a pensarem sobre a fragilidade do que é viver e também sobre o tempo que cada um tem para realizar seus sonhos. Uma expressão repetida no filme, muito dita nos dias de hoje, é o famoso “Carpe Diem”, ou aproveite a vida/momento. Alguns dos alunos começam a aplicar as filosofias do professor e viver de acordo com os próprios ideais, recriando a “Sociedade dos Poetas Mortos”, grupo que havia sido elaborado pelo próprio professor em sua passagem pela escola.

Ao recriar o grupo, os alunos passam a se encontrar à noite em uma caverna próxima à escola. Com o ressurgimento da Sociedade, cada aluno se vê envolvido e experimenta uma verdadeira revolução em suas vidas, encontrando novos interesses, vocações, amizades e, principalmente, fazendo florescer a juventude através da inspiração poética.

Da Amizade - Montaigne: “Da Amizade” surgiu de um momento sombrio na vida de Montaigne. O ensaio foi redigido após o falecimento de Etienne de la Boétie, melhor amigo do autor. Acontecimento este tão marcante para o autor que ele escreve: “O  mesmo dia trouxe a ruína de ambos”.

No livro, Montaigne busca reaver a consciência de si, dilacerada após o falecimento de Etienne, porém, sua dor e sofrimento são geradoras de um dos textos mais belos sobre o tema. Montaigne diz: “Assim como quem quer contemplar-se olha no espelho, quem quer conhecer-se olha-se no amigo”.

Com o Mar Por Meio. Uma Amizade em Cartas - Jorge Amado e José Saramago:

A amizade de Jorge Amado e José Saramago teve início quando ambos já contavam com uma idade avançada e consolidada carreira literária, porém, tal fato não impediu com que ambos desenvolvessem uma profunda relação de amizade e afeto através de cartas trocadas.

Este livro é uma coletânea de escritos trocados entre 1992 e 1998, conta com bilhetes e cartas que discorrem sobre a vida pessoal, profissional, conselhos etc. Os autores debatem com humor sobre os prêmios recebidos, especulam quem será o próximo a receber um Nobel e, principalmente, mostram uma preocupação geral com o bem-estar do outro e de suas respectivas companheiras.

Por Matheus de Maio

COMENTÁRIOS dos leitores