Cantor e compositor Kim Marques lança EP "100% Natural"

Com 35 anos de carreira, músico apresenta novo trabalho e anuncia projetos para o resto do ano e para o carnaval de 2023

seg, 25/04/2022 - 16:09
Facebook Kim Marques mostra novas composições em EP Facebook

O cantor e compositor paraense Kim Marques lançou no dia 1º de abril o seu novo trabalho autoral, o EP "100% Natural". Nascido no município de Cametá, no Pará, Joaquim Farias Marques, conhecido como Kim Marques, possui uma história de sucesso com suas canções que continuam embalando gerações. Com 35 anos de carreira, tem nove álbuns, dois DVDs e mais 200 mil discos vendidos.

Aos 14 anos, Kim compôs sua primeira canção e entrou no mundo da música apresentando-se ao lado de bandas da sua cidade. Em 1991, mudou-se para Belém e começou a tocar em bares nos finais de semana, além de somar participações na escola de samba “Quem são eles” e no movimento evangélico “Louvor Norte”. É conhecido por ser um dos maiores e melhores compositores do Pará, com mais de 350 canções gravadas por artistas de renome.

Kim é considerado um dos precursores do ritmo calypso e teve a carreira marcada por um flerte com estilos regionais. O artista sempre fez seus trabalhos mesclando o calypso, carimbó, brega, lambada, entre outros estilos.

O cantor atualmente também integra o time de estrelas do projeto Cabaré do Brega, do guitarrista Ximbinha, e leva a sua musicalidade para o todo Brasil. É autor de composições de sucessos de bandas como: Banda Calypso, Cia do Calypso, Amor Perfeito, Sayonara, Parakaliente, entre outras, e cantores como: Wanderley Andrade, Diogo, Alberto Moreno, entre outros artistas. Veja entrevista do cantor. 

Quando despertou o seu gosto pela música? Quando você decidiu ser cantor?

Eu comecei minha carreira muito cedo. Com 12 anos estudei na Belas Artes e tive a honra de conhecer mestre Penafor e mestre Cupijó. Foi uma influência muito grande eu era muito fã dessa turma. Quando eu tinha 14, 15 anos eu já estava compondo minhas primeiras músicas e já tinha decidido realmente que eu queria ser artista, que queria ser cantor.

De onde vem a sua inspiração para compor tantos sucessos? 

Toda minha inspiração musical vem dos grandes artistas cametaenses, mestre Cupijó, mestre Penafor. Realmente eu me inspirei muito neles pra fazer minhas composições, pela maneira de tocar.

O seu novo EP possui quantas músicas? Qual estilo de música você mais gosta de ouvir e tocar?

Nós estamos com um projeto novo, um EP que a gente intitulou de "100% Natural", que a gente fez com carinho muito grande pros nossos fãs, pros nossos amigos. Esse EP vem com quatro músicas, vem com instinto do coração e cem por cento natural. 

Você acha que, atualmente, existe uma crise dentro do mundo da música paraense?

A gente sabe as dificuldades que todos os artistas tiveram lá durante a pandemia. E a gente usou a pandemia pra justamente compor, compor coisas novas. Já que tínhamos que ficar em casa trancados sem poder sair, era importante que a gente viesse a compor coisas novas. E foi justamente aí que a gente montou esse EP com carinho muito grande pensando justamente nas pessoas que gostam de dançar, que gostam de curtir, que gostam de ouvir uma música bacana. A gente capricha mesmo pra fazer um trabalho bem legal e fazer uma música bacana.

Quais são as suas expectativas com esse novo EP? Pretende lançar mais algum projeto ainda esse ano?

A gente acredita muito nesse projeto, acredita que as pessoas já estão gostando porque eu recebo muitas mensagens de carinho. Tem os projetos do ano, nós temos a sacada do Kim Especial, e agora dia 5 de junho, que é um domingo, primeiro domingo de junho, nós vamos fazer uma sacada em homenagem a São João Batista, que é o padroeiro de Cametá, nós vamos fazer uma grande festa em Belém. Também temos o projeto do Kim Marques a Bordo, que é um projeto que eu canto no Círio Fluvial em uma balsa, um grande show com amigos. Já entrando pro carnaval, já pro ano de 2023, tem um carnaval de rua que a gente faz no Telégrafo. São os nossos projetos pra 2022 e já entrando também em 2023.

Acesse aqui o canal de Kim Marques no Youtube.

Por Ana Luísa Damasceno e Gabriel Rodrigues (sob a supervisão do editor prof. Antonio Carlos Pimentel).

COMENTÁRIOS dos leitores