Confira os melhores acústicos do rock nacional

Acústico do Raimundos completa cinco anos desde seu lançamento; outras bandas marcaram época com álbuns unplugged

por Vinícius Tomei sex, 29/04/2022 - 02:28
Youtube/Som Livre Youtube/Som Livre

Nesta quinta-feira (28), o primeiro álbum acústico do Raimundos completa cinco anos desde seu lançamento. O disco ao vivo foi um dos últimos acústicos de uma grande banda do rock nacional. Dessa forma, o LeiaJá separou uma lista dos cinco melhores acústicos do rock brasileiro:  

 • Charlie Brown Jr (2003);  

A banda santista teve de se adaptar muito ao formato acústico, principalmente por suas músicas na época serem um rock mais pesado e também por conta do comportamento elétrico dos integrantes da banda nos palcos.  

Gravado em 2003, o Acústico MTV Charlie Brown Jr se tornou o primeiro álbum ao vivo da banda e vendeu mais de 250 mil cópias na época. O show teve a participação especial do RZO, Marcelo Nova, Negra Li e Marcelo D2. Além disso, foi a primeira vez que a banda tocou as faixas "Vícios e Virtudes" e "Não Uso Sapato".  

 • Legião Urbana (1992); 

O Acústico MTV Legião Urbana foi gravado em 1992 e necessitou de apenas dois violões e percussão. A simplicidade da banda, o vocal de Renato Russo e as letras profundas resultaram em um dos acústicos mais lucrativos do Brasil. O disco do grupo vendeu mais de 2 milhões de cópias.  

O show foi gravado após o lançamento do álbum V. Foi um excelente contexto para promover as principais músicas do disco, como "Metal Contra as Nuvens" e "O Teatro dos Vampiros". Mesmo assim, a banda trouxe músicas já consagradas, como "Índios", "Pais e Filhos" e "Faroeste Caboclo''. O grupo também fez covers de músicas internacionais, incorporando canções de Neil Young, Joni Mitchell e do grupo The Jesus and Mary Chain.  

 • Titãs (1997); 

O Titãs atingiu o auge após seu álbum acústico. Em 1997, a banda criou o disco mais vendido de sua história. O Acústico trouxe a banda um novo público ao gerar gravações que seriam tocadas repetidamente nas rádios brasileiras.  

A banda trouxe convidados como Marisa Monte, para a faixa Flores e Fito Páez, para uma versão de Go Back em espanhol. Além disso, a tracklist conta com os sucessos "Cabeça Dinossauro", "Marvin", "Homem Primata" e "Família". Ainda foi a primeira vez das inéditas "Não Vou Lutar", "A Melhor Forma", " Nem 5 Minutos Guardados" e o clássico "Os Cegos do Castelo".  

 • Paralamas do Sucesso (1999); 

Sem dúvidas, Os Paralamas do Sucesso são responsáveis por mudar o gênero do Rock no Brasil. A banda trouxe em suas canções elementos de reggae e ska, um resultado que foi muito bem aceito pelo público.  

Em 1999, a banda decidiu gravar seu primeiro álbum acústico. O show foi gravado no Rio de Janeiro e trouxe as faixas consagradas, como "Meu Erro", "Selvagem" e "Caleidoscópio". Além de trazer diversos covers e novas versões para as músicas "Manguetown", de Chico Science. O grupo também fez uma homenagem a Renato Russo, incorporando a música "Que País e Este", que após isso começou a estar presente nos setlists dos Paralamas.  

• CPM 22 (2013);  

O CPM 22 é um ícone do cenário underground do rock no Brasil, além de ser reconhecido pelo seu Punk Rock também. Em 2013, a banda gravou seu segundo álbum ao vivo e dessa vez com uma versão acústica de seus sucessos.  

O show contou com a participação de Dinho Ouro Preto na música "Um Minuto Para o Fim do Mundo". Além disso, a banda tentou contato com o ex-vocalista dos Raimundos, Rodolfo Abrantes, porém, Rodolfo recusou o convite. O acústico trouxe o lançamento da música "Perdas", que se tornou um hit da banda em 2013. 

 

COMENTÁRIOS dos leitores