Relembre a vida e obra de Moraes Moreira

O cantor ícone da Tropicália e integrante dos Novos Baianos completaria 75 anos nesta sexta-feira

por sex, 08/07/2022 - 15:00
Reprodução/Instagram @moraesmoreiraoficial Moraes Moreira Reprodução/Instagram @moraesmoreiraoficial

Antônio Carlos Moreira Pires (1947-2020), mais conhecido como Moraes Moreira, foi um cantor, compositor e uma das vozes do grupo Novos Baianos, além de ser um dos grandes responsáveis pelas composições do grupo.

Nascido em 8 de julho de 1947, no município de Itauçu, na Bahia, Moraes está no imaginário coletivo como um dos rostos principais da Tropicália, iniciativa de vanguarda que unia elementos de inovação estéticas e técnicas junto a elementos tradicionais brasileiros. Seja na mistura dos riffs de guitarras elétricas com o som de zabumbas ou mesmo na lírica, o som remonta tanto ao estilo de Bob Dylan quanto aos repentistas tradicionais.

Na adolescência, Moraes Moreira aprendeu a tocar violão. Ao mesmo tempo, o artista fazia curso de ciências em Caculé, na Bahia. Além disso, a sanfona de doze baixos tornou-se seu instrumento em festas de São João e outros eventos culturais que aconteciam em Ituaçu.

Apesar de toda a aptidão para a música, a vida de Moraes só começou a se transformar quando o cantor mudou-se para a capital baiana, Salvador. Lá, conheceu Tom Zé, outro grande nome da música popular brasileira. A partir daquele momento, a carreira de Moreira estava prestes a decolar.

Já em Salvador, o artista conheceu Baby Consuelo, Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor e Luiz Galvão. Esse encontro viria a mudar o rumo da história de Moraes. Com eles, o cantor formou o grupo Novos Baianos, um dos principais conjuntos na época da Tropicália.

Ao lado de Luiz Galvão, Moraes compôs quase todas as canções do grupo de 1969 até 1975. Por fim, o grupo lançou o álbum "Acabou Chorare”, o mais popular do grupo. Além disso, o álbum foi considerado pela Rolling Stone Brasil como o melhor álbum da história da música brasileira, entre os 100 melhores, divulgado em 2007.

Moraes deixou o grupo em 1975 e seguiu carreira solo por anos. Com grandes músicas de sucesso, a carreira de Moraes permaneceu ativa até seus últimos anos de vida. O cantor voltou a se juntar com os Novos Baianos duas vezes após sua saída, para a gravação de shows especiais.

Moraes Moreira faleceu no dia 13 de abril de 2020, com 72 anos. O cantor faleceu sozinho em sua casa e tudo indica que ele teve um infarto fulminante enquanto dormia.

Por Matheus Maio

COMENTÁRIOS dos leitores