Evento geek UNG POP movimenta a Universidade Guarulhos

Convenção nerd recebeu cerca de 400 pessoas

por Maria Eduarda Veloso qua, 27/07/2022 - 19:45
Divulgação UNG Concurso de cosplay Divulgação UNG

No último fim de semana, ocorreu a primeira edição do UNG POP, festival de cultura nerd e geek da Universidade Guarulhos. O evento contou com a participação especial da atriz e dubladora, Beatriz Villa (God Of War); o apresentador e influencer Fábio Gomes; e o quadrinista Mauro Fodra. Além do concurso de cosplay, que teve como jurados, a cosplayer Yuno Martins e o sósia brasileiro do ator Tom Holland, Luca Cruz. 

Em entrevista ao LeiaJá, alguns convidados falaram sobre a interação com o público, confira:

“A importância deste tipo de evento é o encontro entre o produtor, ou seja, o artista e o fã. Aquela pessoa interessada em quadrinhos, que é consumidor de quadrinhos, de ilustração.  [...] A graça é deixar os dois frente a frente, o artista conhecendo o público que consome o trabalho dele” ressalta Mauro Fodra. Durante a palestra, o desenhista falou sobre sua trajetória desde o início da carreira até trabalhar nas HQ’s da Marvel Comics.

A dubladora Beatriz Villa também compartilhou a experiência do encontro com os fãs, um rapaz se emocionou com a artista, ao reconhecer a voz a personagem que ela dubla: 

“Eu sou dubladora há 15 anos, mas hoje aconteceu uma coisa pela primeira vez, do rapaz eu presenciar ele se emocionando, só de ouvir a voz e lembrar de uma personagem que ele gosta muito. É muito reconfortante, e é muito legal porque a dublagem é um dia-a-dia difícil; e a gente não tem esse contato com o público, não é que nem um artista de Hollywood que é reconhecido na rua. Eu nunca fui reconhecida na rua, por exemplo. Então só a voz transmitir tanta emoção, a gente fica muito feliz” diz Villa.

Lucas Cruz, sósia do Homem-Aranha do Tom Holland foi um dos jurados do concurso de cosplay e marcou presença tirando fotos com os visitantes. Ele iniciou o cosplayer em 2019, já foi à Brasil Game Show, Comic-con, participa de ações sociais e hoje não consegue mais viver sem o cosplay:

“O Homem-Aranha é um personagem que a gente se identifica, né? Ele tem as mesmas dificuldades que a gente, atrasa o aluguel igual a gente. Tem que trabalhar entregando pizza…ralar tudo pra pagar suas contas [...] Eu já me identificava muito com o Peter Parker, então quando começaram a falar que eu parecia com o Tom Holland, eu vi a oportunidade de fazer o cosplay dele. Eu sempre fui muito fã do Homem de Ferro também, e quando eu vi que no filme ele ajudava muito o Peter. Aí eu falei “agora que eu me identifiquei mais ainda”. 

Além disso, Cruz fala da conexão com o público durante Ung Pop Festival “Eu gosto muito de todos esses eventos da cultura geek/pop/nerd e encontrar pessoas apaixonadas assim como eu por essa cultura, é incrível a gente troca experiência, troca sorrisos, alegria, faz meme, faz brincadeira, relembra cenas de filme. É tudo muito incrível, então eu adoro, por mim eu vivia nisso todo dia” completa.

Vencedores do concurso de cosplay

1°lugar: Konan - Naruto

2°lugar: Capitão América - Marvel

3°lugar: Korra - A Lenda de Korra

Categoria 12 anos 

1°lugar: Junko Enoshima - Danganronpa

2° lugar: Eleven - Stranger Things

COMENTÁRIOS dos leitores