Relembre quatro produções de Jon Favreau
Ator nova-iorquino, que também é diretor, completa 56 anos hoje (19); suas obras são marcadas pela presença da tecnologia
Jonathan Kolia Favreau, mais conhecido como Jon Favreau, nasceu no estado de Nova York em 19 de outubro de 1966. Seu papel mais conhecido é o personagem Happy Hogan nos filmes da Marvel Studios, o guarda-costas e motorista de Tony Stark. Mas Jon Fraveau também é o responsável por dirigir a sequência de filmes do herói que deu início ao Universo Cinematográfico da Marvel (UCM ou MCU em inglês). O Leia Já separou algumas principais produções do artista. Confira:
Homem de Ferro (2008)
Na trama, o magnata das Indústrias Stark (Robert Downey Jr.) é capturado em território inimigo e para se salvar, ele constrói uma armadura de alta tecnologia capaz de voar. Quando volta para casa, Tony usa o equipamento para ajudar as pessoas e acaba se tornando um herói que nunca imaginou ser. O longa atingiu cerca de 585,8 milhões de dólares em bilheteria. A tecnologia usada na armadura do Homem de Ferro usa captação de movimento e computação gráfica (CGI), o que rendeu uma indicação ao prêmo de Melhor Efeitos Visuais no Oscar 2009.
O segundo filme foi lançado em 2010, no qual Favreau também retorna como diretor. Após revelar sua identidade secreta, Stark precisa enfrentar um poderoso inimigo com a ajuda de seus aliados. Gwyneth Paltrow, Don Cheadle e Scarlett Johansson completam o elenco. A história ganhou uma terceira parte em 2013, dirigida por Shane Black.
The Mandalorian (2019)
Criada e dirigida por Jon Favreau, a série é uma prequel (sinônimo de prelúdio, uma obra que conta alguma história anterior ao filme original) de Star Wars, pois se passa antes dos acontecimentos da franquia. Após a queda do Império, um pistoleiro solitário (Pedro Pascal) sobrevive na galáxia sem lei junto a Grogu, conhecido como “A Criança” ou “Baby Yoda”.
A produção é conhecida pela tecnologia inovadora de StageCraft - em que ao invés de alugar locações ou utilizar tela verde, é usada uma tela LED para projetar o cenário e assim os atores podem realizar uma performance imersiva. The Mandalorian estreou em 2019 nos Estados Unidos e chegou ao Brasil e outros países em 2020, junto à plataforma de streaming do Disney Plus. Com apenas duas temporadas, recebeu 14 prêmios Emmy entre 2020 e 2021. A terceira temporada está prevista para 2023.
O Rei Leão (2019)
Jon Favreau dirige o live-action musical da história clássica da Disney de 1994. O filme retrata a jornada do jovem leão Simba pela savana africana depois da morte do pai, o Rei Mufasa. Quem assume o trono é o tio dele, Scar - mas após se tornar adulto, Simba tenta recuperar o reinado com ajuda dos amigos, o suricate Timão e o javali Pumba. O longa foi filmado com tecnologia de realidade virtual - onde os atores usaram óculos VR e dublaram suas falas, como se realmente estivessem no “cenário virtual”.
Mogli: O Menino Lobo (2016)
Favreau dirige o live-action da Disney, inspirado no livro de Rudyard Kipling “O Livro da Selva” (1894). O filme narra a trajetória de Mogli, um menino que vive na selva e foi criado por lobos. Ele embarca numa grande aventura com seus amigos, o urso Balu e a pantera Bagueera. Os efeitos visuais foram feitos digitalmente, incluem computação gráfica e captura de performance– combinados à atuação do protagonista, Neel Sethi. O longa venceu o Oscar de Melhor Efeito Visual em 2017.